Empregos Guia RH

POR QUE MOTIVAR EQUIPES?

Recentemente ouvi a seguinte declaração: Ninguém motiva ninguém, cabe a cada ser humano a tarefa de se auto-motivar.
Me permito discordar desta verdade, pois é muito mais cômodo para os gestores de empresas colocar esta responsabilidade, que também é deles, somente nas mãos das pessoas que trabalham na empresa.
Pergunto:Você acredita que um gerente ou um chefe mau humorado, autoritário, egocêntrico, pode desmotivar uma equipe? Sim?
Bem, se pode desmotivar, então é sinal que também pode fazer o contrário, ou seja, motivar a equipe. O grande problema é que as pessoas estão tão pressionadas na busca de resultados e metas que não se preocupam mais com estes aspectos, acreditam que está nas mãos de cada indivíduo, a busca pela motivação.
Temos é lógico, nossa parcela de responsabilidade, não podemos ficar esperando que façam por nós aquilo que está ao nosso alcance, cabe a nós a decisão e ação daquilo que queremos. Não podemos ficar dependentes da motivação dos outros, devemos buscar a nossa.
Sabemos que equipes motivadas são mais felizes, mais comprometidas e mais realizadas. O que motiva a grande maioria das pessoas são os desafios, estamos querendo sempre nos superar. Aí está a importância da motivação. Imagine uma equipe que trabalha somente com o objetivo de cumprir o que foi pré estabelecido sem levar em consideração as vontades individuais das pessoas envolvidas. Provavelmente será um fracasso, um time apático, vivendo para o dia a dia, sem visão de futuro.
O que queremos como seres humanos é a possibilidade de realizarmos nossos sonhos.Trabalhar em uma empresa que nos dá esta possibilidade, é tudo que precisamos para vizualizar nosso dia com outros olhos, tornando-o mais contagiante.
Desta maneira, formamos pessoas que irão dar todo o seu potencial para atingir esta realidade, e assim criamos times fortes e realizados.
Cabe aos gestores de empresas criar nas organizações, condições para que as pessoas realmente consigam sentir esta realidade.
Os resultados deste trabalho, estarão se refletindo na qualidade das relações com clientes e colegas de trabalho. Estaremos também proporcionando as pessoas a possibilidade de manifestar a sua criatividade e através dela novas melhorias. O ser humano é ilimitado, porém, devemos aprender o que e como fazer para que ele possa aflorar todo o seu potencial.
Equipes motivadas são imbatíveis, por mais que algo possa acontecer durante a caminhada, sempre encontrarão saídas possíveis para alcançar os objetivos, e esta verdade, já explica POR QUE MOTIVAR EQUIPES.
 

Gilberto Wiesel é Conferencista Motivacional nas áreas de vendas, marketing, atendimento e relações humanas. Graduado em Adminstração, Pós-graduado em Marketing e Vendas, Consultor de Empresas, Especialista em Transformação Pessoal, Formação de Líderes e Empreendedores. Autor do Livro: Você em Primeiro Lugar e do CD Um Tempo Para Vida

www.gilbertowiesel.com.br  gilbertowiesel@gilbertowiesel.com.br