COMUNICAÇÕES VENDEDORAS

 

DENIZE DUTRA

CONSULTORA DO MVC

Atribua pontos a cada uma das afirmativas, conforme a seguinte escala:

 

Jamais 

= 1

Raramente 

= 2

Às vezes 

= 3

Quase sempre 

= 4

Sempre  

= 5

 

Sou uma pessoa que …

Jamais

Raramente

Às vezes

Quase sempre

Sempre

1- ... pauto minha comunicação / imagem profissional em valores pessoais e éticos.
2- … percebo com facilidade os sentimentos dos outros, mesmo que eles não verbalizem claramente.
3- … quando tenho alguma dificuldade com outra pessoa, procuro conversar diretamente com ela, evitando fofocas e mal-entendidos.
4- … tenho facilidade de acalmar ou conter sentimentos aflitivos, sem prejudicar as obrigações que tenha de cumprir, mantendo o equilíbrio emocional.
5- … mantenho-me atualizada em relação ao que ocorre na minha área de atuação e em minha empresa, às tendências do mercado, à concorrência, etc.
6- ... confio em minha própria habilidade de resolver, satisfatoriamente, a maioria das situações de trabalho que envolvem confronto com outras pessoas.
7- ... permaneço calma e confiante ao defrontar-me com sarcasmo, escárnio ou críticas ofensivas.
8- ... acho certo pedir o que desejo, ou expor meus sentimentos e opiniões, lutando pelos meus direitos, sem desrespeitar o direito dos outros.
9- ... sinto-me à vontade, quanto ao grau de contato visual que estabeleço com outras pessoas, e creio que elas também sentem o mesmo em relação a mim.
10-... tenho posturas e atitudes profissionais adequadas e compatíveis com a etiqueta empresarial.
11-… comunico-me, eficazmente, com as outras pessoas e consigo expor as idéias com clareza, sendo, geralmente, bem compreendida.
12- … procuro conhecer, antes de uma apresentação ou reunião, o perfil dos participantes que estarão presentes para direcionar, adequadamente, o conteúdo e a forma da minha mensagem aos objetivos deles.
13- ... planejo e preparo toda a apresentação, buscando utilizar-me dos recursos adequados.
14- ... durante a apresentação, sinto-me segura e consigo interagir positivamente com os participantes.
15- ... ao término de toda apresentação, avalio e analiso os pontos que podem ser aprimorados numa próxima oportunidade.
16- ... tenho facilidade na aceitação de minhas idéias por parte dos outros e, geralmente, quando apresento uma idéia, as pessoas acatam e apóiam, especialmente, os superiores.
17- ... estou consciente de que devo identificar e enfatizar como minhas idéias / produtos / serviços solucionarão os problemas dos "clientes" em detrimento da ênfase em benefícios e características.
18- ... pratico a escuta ativa, ou seja, permito ao "cliente" expor suas necessidades e busco identificar necessidades não-declaradas e problemas não-identificados (leio nas entrelinhas).
19- ... consigo lidar com diferentes estilos de pessoas ou grupos durante uma apresentação, "saindo-me" bem das situações, mesmo aquelas mais constrangedoras.
20- ... procuro ser concisa, objetiva e consciente de que as pessoas não conseguem manter a atenção por períodos muito longos de exposição.
TOTAL DE PONTOS POR COLUNA

 

TOTAL GERAL (SOMATÓRIO DE TODAS AS COLUNAS) = PONTOS 

MEU RESULTADO FOI:________

 

 CLASSIFICAÇÃO PARA INTERPRETAÇÃO 

DOS RESULTADOS: 

PONTOS

POSIÇÃO

DE 20 A 40 PONTOS

D

DE 41 A 60 PONTOS

C

DE 61 A 80 PONTOS

B

DE 81 A 100 PONTOS

A

Instituto MVC

 

Esta página é parte integrante do portal www.guiarh.com.br .