O que ensinam os gurus?

Luiz Marins

Tive a oportunidade e o prazer de participar de um seminário de três dias com o Professor Philip Kotler, maior autoridade mundial de marketing e ainda com os professores John Stanton, um dos mais renomados experts em marketing de nicho do mundo; Roger Blackwell, conhecido como a maior autoridade mundial em comportamento do consumidor e Heinz Goldmann, considerado o maior especialista em vendas da Europa.

Tenho feito cursos com Peter Drucker, Al Ries, Ted Levitt, Prahalad, Peter Senge, Michael Porter e com professores europeus como Marc Bertoneche, Prof. Chetochine e outros.  Dedico algumas semanas de meu ano fazendo cursos como aluno, aprendendo, visitando empresas, conversando e entrevistando executivos de sucesso. Acredito que um professor, como eu, quanto mais pensa saber, mais vê que nada ou pouco sabe. Aprender é uma atitude eterna que nós professores compreendemos muito bem. Professor que não estuda, como aluno, não faz estágios como um bom trainee não pode ter a pretensão de ensinar.

A massa de informação, conceitos, definições que esses maiores “gurus” internacionais nos passam é simplesmente incrível. Mas o que mais tem me impressionado é que todos eles, sem exceção, reforçam conceitos simples e básicos e que fazem o sucesso de uma empresa nos dias atuais, como por exemplo:

·          Tenha foco. Sem foco nenhuma empresa vencerá no século XXI;

·          Não transija com a qualidade;

·          Tenha em sua empresa somente os melhores. Contrate sempre pessoas melhores do que você;

·          Acabe com a complacência aos que não são “excelentes” em sua empresa;

·          Forme, aperfeiçoe, desenvolva líderes em sua empresa;

·          Faça o seu cliente ganhar tempo com você;

·          Não basta “satisfazer seus clientes”. É preciso “encantá-los”. “Surpreendê-los” com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes;

·          No mundo de hoje o que mais conta é o “relacionamento” entre pessoas. Por isso se você quiser ter sucesso conheça cada um de seus clientes e relacione-se bem com ele;

·          Observe atentamente e continuamente o comportamento de seus clientes;

·          Cuide bem da sua marca. Esse será seu grande capital;

·          Faça mais ações de “Relações Públicas”. Elas valem mais hoje do que muitas ações de “propaganda e publicidade” tradicionais;

·          Tenha dados e informações sobre tudo – clientes, mercado, concorrência. E coloque “inteligência” sobre esses dados. Analise.

·          Lembre-se que “informação” será o grande e único produto daqui para frente. Será capaz de vender para mim quem souber o que eu quero, como quero, onde quero, como posso pagar, etc.;

·          Acredite: O sucesso hoje não garante o sucesso amanhã. Você deve “criar” o futuro de sua empresa;

·          Acredite: Quanto melhor você for no seu negócio, no seu setor, no seu ramo de atividade, melhor você será capaz de ser. Se você já é o melhor, provavelmente está aquém do que poderia ser;

·          Faça de sua empresa uma empresa leve, agradável, diferente com a qual o seu cliente tenha “prazer” em relacionar-se;

·          Tenha uma política de “caixa”. O que conta numa empresa é a sua capacidade de gerar caixa;

·          Seja simples. Em tudo!

 

Cada um destes temas; cada uma destas idéias pode e deve ser assunto para um artigo isolado, para uma profunda reflexão, para um verdadeiro exame de consciência empresarial.

No fundo o que eles ensinam é que somente com idéias e ações claras, simples, foco, relacionamento, gente excelente, política de caixa, planejamento, uso consciente de métodos e técnicas avançados de gestão é que as empresas poderão se diferenciar e vencer os desafios da competição global deste século XXI.

Minha lição de casa a você, leitor, é que pense seriamente em cada uma das coisas citadas acima. Analise sua empresa. Faça uma auto-análise pessoal e profissional. Veja onde está, como está e decida-se a ouvir e aprender com esses grandes mestres de gestão empresarial que não são “gurus” por acaso.

Pense nisso. Sucesso!

 

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