Empregos Guia RH

Quais os caminhos para encontrar um novo emprego

*Profª. Cátia Guillardi

Você está preparado para buscar um novo emprego? Para obter sucesso nesta busca vejamos alguns pontos que serão úteis:

Primeiramente não basta ter talento e habilidades, pois isto todos nós temos em maior ou menor grau. O importante é ter autoconfiança e autoestima para poder demonstrar com toda sua força estas habilidades que possui: o seu “diferencial” no mercado de recursos humanos.

Segue alguns pontos para orientá-lo na busca de seu novo emprego:

OBJETIVO – Defina seu objetivo profissional, qual área ou o nível do cargo que deseja encontrar.

ATUALIZAÇÃO – Participe de cursos e palestras de sua área de atuação, principalmente os que vão de encontro com o seu objetivo profissional. Se o problema é dinheiro, busque alternativas gratuitas, oferecidas principalmente pelo SEBRAE, SENAC, CIEE, entre outros. Também é importante ler muito, principalmente jornais e revistas. Livros sobre sua área são indispensáveis.

OTIMISMO – Não passe uma impressão de pessoa pessimista, mal humorada, derrotada. Por mais difícil que seja sua situação, não demonstre. Seja otimista, alguém que realmente está buscando uma oportunidade melhor em sua carreira.

COMPROMISSO – Assuma o compromisso diário de buscar o seu novo emprego, utilizando todos os meios possíveis para alcançá-lo. Somente com disciplina e força de vontade é que você terá mais chances de ser recolocado.

CONTATOS – Nesta fase é muito importante participar de programas com os amigos, ex-colegas de trabalho, pessoas que estarão sempre lembrando de você, seja para te levantar o humor, seja para te dar uma indicação sobre alguma vaga em aberto.

LEVANTAR SEUS ERROS – Não se desanime após a reprovação em um processo seletivo. Tente levantar aonde pode ter errado, o que poderia ser feito melhor ou o que deixou de fazer e/ou falar.

CONFIANÇA – Passe confiança para o entrevistador.  Ele precisa sentir o quanto você está confiante em si mesmo e em seu objetivo profissional. É importante saber se vender, pois o seu produto está em jogo: VOCÊ!!!

CALMA – Tente manter a calma e ter tranqüilidade na hora de fechar uma colocação no mercado de trabalho. Evite aceitar qualquer coisa já de cara. Pense bem antes de assinar o contrato para não se arrepender logo após a contratação.

É preciso encontrar o melhor caminho para buscar seu novo emprego. Vejamos alguns deles:

INTERNET – Além de ser um dos mais usados e modernos, é um dos caminhos mais práticos, econômicos e rápidos tanto para divulgar seu currículo profissional como também para encontrar novas oportunidades para sua carreira, em qualquer lugar ou a qualquer horário. Podem ser:

JORNAIS – É o meio mais conhecido e tradicional na busca por empregos. De fácil acesso atingindo a todas as classes sociais e facilitando assim a divulgação de vagas abertas anunciadas pelas empresas, agências e consultorias em recrutamento.

AGÊNCIAS DE EMPREGO/ CONSULTORIAS – São divididas em dois tipos de trabalho:

HEAD HUNTER -Especializada em cargos elevados ou de alta gerência e tem como característica principal "caçar" o profissional ideal em empresas concorrentes no país ou no exterior.

NETWORK – Rede de contatos que possibilita o conhecimento sobre vagas não divulgadas na mídia e facilitam o contato com as pessoas responsáveis pela contratação. Monte já sua agenda de telefones com uma relação de empresas e contatos da área, amigos ou parentes que poderão de ajudar nesta busca.

*Profª. Cátia Guillardi é especialista em recursos humanos, professora universitária, consultora em gestão de pessoas e palestrante. E-mail: profa.catia@uol.com.br