Os benefícios do check-up

Falar de check-up é falar de vida saudável. Nossa saúde é, indiscutivelmente, nosso melhor investimento. Nosso papel no zelo e no cuidado com nossa saúde é essencial. Estamos falando de prevenção e de mudança de hábitos. Atitudes que em geral não temos muita disciplina para tomarmos sem um fator motivador. Infelizmente, por vezes, este "motivo" é algo ruim, que não precisaria ter alcançado a gravidade a que chegou se tivéssemos dado a devida atenção a nós mesmos.

No mundo atual, estamos tão acuados pela violência externa de nossos dias e acabamos nos esquecendo de certas violências que estamos cometendo contra nosso corpo, nossa mente, portanto contra nossa saúde. Chegamos eventualmente ao extremo de procurarmos compensar nosso estresse diário, asfixiante, com exageros em termos de alimentação, uso de drogas e álcool, atividades físicas desmesuradas, trazendo enormes prejuízos a nós mesmos.

Algumas pessoas têm receio em fazer check-up por não desejarem tomar conhecimento de eventuais problemas. A velha história do "quem procura, acha". Mas, na verdade, não está se criando nada. O que for detectado em um check-up é o que já existe! E o melhor que pode acontecer para nós é que o problema seja conhecido. Afinal, estamos em 2002, a medicina evoluiu muito, há um enorme arsenal de ferramentas para corrigirmos e evitarmos a progressão de problemas de nossa saúde.

Ao contrário do que muitos pensam, check-up não é apenas para milionários ou políticos de projeção nacional, aqueles que têm sobre si a responsabilidade de dirigir grandes corporações ou países. O check-up é uma realidade acessível a grande parte das pessoas. Mas deve ser entendido como um investimento.

Em países do primeiro mundo não se adquire um plano de saúde sem um check-up prévio. Ele é uma fonte indispensável de informações tanto para a determinação do valor do plano a ser pago (quem tem mais doença ou riscos paga mais), quanto para a adoção de programas de prevenção e de identificação precoce de doenças.

As grandes empresas, que de forma profissional zelam por seu patrimônio, não tem dúvidas sobre a importância do check-up. A maioria delas mantém programas de check-up para seus executivos. Elas visam a preservação da saúde física e mental, conhecerem seu pessoal e oferecer uma melhor qualidade de vida para aqueles que são a alma da empresa, seu capital intelectual. Uma questão que merece atenção é a de que se as empresas vêem o check-up desta maneira porque as pessoas físicas também o encaram desta forma.

Acredito que estas reflexões estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas. Sem saúde, tudo aquilo que conquistamos torna-se difícil de ser aproveitado. Compromete o sucesso, compromete a vida. Investir em sua saúde, contar com o check-up como ferramenta, são medidas inteligentes e saudáveis.

Artigo escrito por Dr. Antonio Carlos Till, cardiologista e diretor da Clínica Vita Check-up Center
lilianluz@ajato.com.br

Guia RH