Empregos Guia RH


Gestão de Mudança

 

Processos de mudanças. Por quantos você já passou na sua vida pessoal e profissional? Você já parou para pensar se nestes processos você foi conduzido ou conduziu? Foi ator e atriz principal ou coadjuvante? Você foi flexível ou sofreu demais com as incertezas?

 

Passei por um processo de mudança há exatamente um ano atrás. Trabalhava em uma grande corporação que estaria encerrando suas atividades na região. A decisão da companhia estava tomada! E eu, pensei, o que fazer? Que decisão tomar dentre as alternativas que possuía?

 

Pertencia a um grupo multifuncional para gerir esta mudança, foram meses e meses elaborando e colocando em prática estratégias e ações para o encerramento das atividades desta fábrica e ao mesmo tempo tentando descobrir o que eu faria comigo mesma!

 

Neste processo comecei a fazer distinção entre a palavra mudar e evoluir. Mudar é muito drástico e brusco e na verdade as pessoas não têm medo das mudanças, mas sim de serem mudadas!

 

Também comecei entender melhor o significado da palavra evoluir, não só como um termo técnico como estava acostumada (Teoria da Evolução das Espécies de Darwin), mas também de uma forma comportamental e como um conjunto de atitudes.

 

Vejo que evolução é uma transformação lenta e suave, é um progresso sucessivo, é uma sensação de melhorar gradativamente, são movimentos harmônicos destinados a efetuar novos arranjos tanto na nossa vida pessoal quanto profissional e não sugere que algo estava errado e que, portanto precisa ser mudado.

 

Foi neste processo de mudança que evoluí na minha carreira profissional após vivências em áreas técnicas comecei a atuar na área comportamental voltada diretamente para pessoas.

 

Agora um ano depois de um grande aprendizado e desenvolvimento pessoal sou eu quem é chamada para preparar e capacitar as pessoas em seus processos evolutivos, a fazê-las passar de um estado emocional para outro, a rever suas atitudes, entender seus sentimentos e compreender suas ações.

 

Se estou mais experiente? Segura? Se eu sei a receita certa para conduzir estas evoluções? Não, apenas tento atuar de maneira que as pessoas tirem proveito destas situações de incerteza e que aumentem seu poder de escolha. Assim a cada trabalho eu também evoluo, pois cada treinamento é uma grande troca de experiências.

 

As mudanças, ou melhor, as evoluções, como estou preferindo chamar, estão ocorrendo a todo momento, então procure tirar proveito delas tendo em mente o foco principal que você estabeleceu para sua vida.

 

 

Dados de contato: Renata de Carvalho Jorge E-mail: renata@apoenarh.com.br Site: www.apoenarh.com.br