Expectativas são prejudiciais ao sucesso profissional

As expectativas são os maiores problemas dos seres humanos. Em qualquer setor da vida, criamos expectativas sobre o que irá acontecer. No campo profissional, não poderia ser diferente. A ansiedade e a pressa são inimigas da perfeição e da inteligência. Executivos precisam agir com razão e lógica, descartando sentimentos e angústias pouco úteis. O treinamento coaching é uma ótima solução para quem deseja amenizar os impactos das emoções negativas.

Contratantes e recrutadores especializados analisam a racionalidade dos candidatos aos cargos de chefia e de confiança. A frieza deve imperar se você deseja ser bem sucedido em processos seletivos. Isto não significa que o diálogo e a comunicação transparente devem ser descartados. O curso de coaching auxilia na descoberta de competências que equilibram a receptividade e a orientação para resultados. O fluxo exige determinação e esforço, mas recompensa os interessados com mudanças positivas na carreira que foi planejada com tanto cuidado.

Os departamentos de recursos humanos precisam prestar atenção nos ativos que já fazem parte do corpo empresarial. Gestores ultrapassados e tradicionais podem reduzir índices de satisfação. Um bom clima organizacional aumenta o nível de motivação e pode colaborar com a saúde financeira da instituição de negócio. Além disso, com times estratégicos motivados e psicologicamente estruturados, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é impulsionada. O segredo está nas pessoas. Dirigentes que sabem disso conseguem chegar ao topo.

Mas o que é coaching? O método de coaching tem como principal alicerce o conhecimento interno. As ferramentas que fornecem base para as grandes realizações estão dentro de nosso cérebro. Nem sempre conseguimos descobrir do que somos capazes, e por isso o programa pode ser de grande valia aos jovens empresários e aos jovens líderes. A preocupação com o aprimoramento já demonstra grande sabedoria. Crescimento depende de estudo e de dedicação. Nada é obtido sem esforço.

Com esta premissa em mente, os participantes de etapas de coaching chegam longe. Os mais renomados executivos do Brasil já passaram por trajetórias de aprendizado e absorção de conceitos abstratos. Tudo vale a pena quando nos damos conta de que somos os únicos que podem mudar a realidade de uma corporação decadente.

José Roberto Marques é presidente do Instituto Brasileiro de Coaching- IBC. Master Coach Trainer certificado por renomadas instituições internacionais http://www.ibccoaching.com.br