Quanto vale um curso de liderança?

Quando uma oportunidade de liderança aparece dentro de uma organização promissora, a disputa é grande. Vence aquele que estiver mais preparado. O preparo envolve conteúdo acadêmico, controle emocional e boas referências. A conquista de um cargo de confiança é um processo árduo e tortuoso. Exige dedicação e esforço. Contratantes de todos os ramos e setores buscam coordenadores com perfil assertivo e eficaz. Estes coordenadores moldarão equipes de acordo com os resultados desejados pela empresa.

Reduzir impactos de sentimentos negativos é papel do head de time. Se este executivo não consegue doutrinar seus subordinados, não conseguirá dar continuidade aos seus projetos. Os departamentos de recursos humanos precisam estar atentos aos níveis de satisfação apresentados por seu corpo operacional. Estes níveis podem ser medidos por meio de pesquisas ambientais de clima. Estas pesquisas indicarão os caminhos que devem ser seguidos para o sucesso do grupo.

Oportunidades de crescimento, planos de carreira e diálogo aberto e receptivo. São estas as características de um bom comandante. Para as instituições de negócio que desejam aperfeiçoar seus funcionários, a recomendação são os cursos de treinamento de liderança. Estes cursos são capazes de extrair habilidades ainda ocultas na personalidade de gestores e gerentes. Entre estas habilidades, estão: poder de oratória, poder de persuasão, flexibilidade e adaptabilidade. Itens essenciais para o bom andamento dos projetos e das atividades desempenhadas por todos.

Um executivo que deseja transformar sua trajetória ou modificar sua visão sobre o mesmo assunto pode se tornar um líder coach. O líder coach pode disseminar o know-how adquirido em sua área de atuação para outros setores. Sua experiência pode vir da advocacia, da psicologia, da administração ou até mesmo da pedagogia. O intercâmbio de informações enriquece a troca de conhecimento e auxilia na construção de uma mente mais aberta e madura. As sessões de coaching podem acontecer de forma presencial ou via internet, através de métodos de vídeo-conferência.

Os benefícios da liderança coaching atingem todos aqueles que estão envolvidos nas etapas de produção e controle. As melhorias são notadas com rapidez pela presidência e pelas altas classes hierárquicas. Investir em aperfeiçoamento humano é investir em qualidade e rendimento.

José Roberto Marques é presidente do Instituto Brasileiro de Coaching- IBC. Master Coach Trainer certificado por renomadas instituições internacionais http://www.ibccoaching.com.br