TÉCNICAS DE REDAÇÃO EMPRESARIAL

 Por Paulo Botelho

 "O conhecimento é o único recurso econômico que faz sentido".

                                                    Peter Drucker, consultor americano.

 Tem razão Peter Drucker com esta lúcida afirmação. Na chamada "Era do Conhecimento", as empresas mais bem sucedidas serão aquelas com a capacidade de aprender mais rápido que seus concorrentes. Para isso, é fundamental que elas se comuniquem, mais e melhor - interna e externamente - utilizando-se de linguagem objetiva, correta e concisa.

 Escrever é comunicar-se. Escrevemos para comunicar alguma coisa a alguém. E o que significa comunicar-se? Pela própria etimologia da palavra, significa tornar comum uma informação, uma idéia, um projeto. Ora, se redigirmos um e-mail, um relatório, um memorando ou qualquer tipo de texto, queremos que outras pessoas compreendam e assimilem nossa mensagem; o que estamos querendo dizer. E como proceder para que essa meta se concretize? Inicialmente, todo texto precisa ser claro e objetivo, isto é, a mensagem  tem que ser facilmente assimilada pelo leitor e deve ir direto ao ponto, sem assuntos periféricos que dificultam a compreensão.

 Ao escrever não precisamos ficar obcecados em demonstrar erudição e cultura gramatical. Se quisermos escrever bem, de modo eficaz, devemos direcionar a nossa preocupação para três funções básicas de uma redação: produzir uma questão ou resposta, tornar o pensamento comum e persuadir, convencer.

 Solicite uma Palestra elucidativa - sem custos - sobre este Curso, preenchendo os dados que você vai encontrar em nosso Site www.paulobotelho.com.br Testado e aprovado pela FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, estruturamos um Curso que tem como objetivo proporcionar conhecimentos técnicos e interpessoais de comunicação, linguagem e redação adequados à profissionalização empresarial. O Conteúdo do Programa do Curso, estruturado para ser realizado em 16 horas-aula, aborda os seguintes pontos: Formas de Comunicação;  O Tripé da Comunicação Escrita e Falada;  A Comunicação Escrita: Redação, Correção, Clareza e Concisão;  Roteiros e Modelos de Comunicação Escrita;  Estrutura para Redigir Cartas, Memorandos, Relatórios, Procedimentos, E-mails;  Regência Verbal e Sintaxe Gramatical.

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Consultor de Empresas para Programas de Engenharia da Qualidade, Antropologia Empresarial e Gestão Ambiental. www.paulobotelho.com.br