AUTODIAGNÓSTICO: QUAL A SUA FUNÇÃO NA EQUIPE?

DENIZE DUTRA

Consultora do MVC

 

Todos nós já participamos de diversas equipes ao longo de nossa vida.

Certamente nossas atitudes, contribuições e FUNÇÕES também se diferenciaram, mas é natural que tenhamos uma tendência a agir e trabalhar de determinada forma, assumindo, assim,
uma determinada função mais específica dentro da equipe.

Este teste tem o objetivo de ajudá-lo a identificar qual é a função que você costuma assumir,
com mais freqüência, quando trabalha em equipe.

Para isto, você deverá ler cada uma das afirmativas abaixo e marcar no quadrinho correspondente, sombreado de cinza, um número, de 1 a 4, conforme a escala a seguir:

1 = se a afirmativa não tiver absolutamente nada a ver com você, ou seja, nunca você adota este comportamento.

2 = se você utiliza este comportamento raramente, quando está em equipe.

3 = se você utiliza este comportamento algumas vezes, quando está em equipe.

4= se este comportamento te caracteriza, ele descreve como você age com a maior freqüência.

 

A B C D
Consigo tirar o máximo das pessoas, quando percebo que elas têm alguma contribuição significativa para os objetivos do trabalho.
Tenho facilidade para perceber como as coisas vão funcionar melhor para a equipe, mesmo quando trabalho com muitas pessoas.
Tenho facilidade para apresentar idéias, especialmente quando o grupo passa para um novo assunto.
A equipe pode contar comigo para finalizar qualquer tarefa ou compromisso que assumo.
Sinto-me altamente desconfortável num grupo, quando as reuniões não são bem-estruturadas e conduzidas e quando não há um bom aproveitamento do tempo.
Muitas vezes, meus colegas acham que me preocupo desnecessariamente com a possibilidade das coisas estarem incompletas ou insuficientemente detalhadas.
Assumo inteira responsabilidade pelas minhas posições (mesmo que algumas vezes, isto gere impopularidades) se estas posições trouxerem benefícios expressivos para os resultados do trabalho.
Inspiro-me rapidamente com uma idéia, e consigo tirar proveito da mesma, para desenvolver outra nova.
Mesmo correndo risco de ser percebido como autoritário e impositivo por alguns, decido e tomo iniciativas quando algo precisa ser feito.
A equipe pode contar comigo para organizar todo o trabalho e apoiar tudo que é de interesse comum.
Chego a perder o foco do que está acontecendo no grupo porque, muitas vezes, fico muito envolvido com minhas idéias.
Sou visto como perfeccionista, pois sou extremamente atento, evitando que erros e omissões sejam cometidos por descuido.
Sinto-me muito satisfeito num grupo, quando tenho que: buscar recursos, analisar novas possibilidades e avanços, e estar em contato com que ocorre fora do grupo.
Hesito em expressar meus pontos de vista quando me deparo com pessoas muito difíceis e poderosas, pois meu principal foco é que tudo funcione bem na equipe.
Consigo influenciar as pessoas através de minhas atitudes e comunicação, sem exercer outro tipo de pressão ou poder.
Gosto de analisar as situações e considerar todas as alternativas de escolhas, de forma extremamente objetiva, antes de uma decisão.
Tenho interesse em buscar soluções práticas para os problemas desde que as metas estejam absolutamente claras.
Tenho consciência de que, muitas vezes, exijo dos outros, coisas que eu mesmo não saberia fazer, mas que são necessárias, e que para o outro é muitas vezes mais fácil fazê-las.
Posso ser criticado por ser muito lógico e analítico, mas em situações difíceis não perco o senso de urgência e asseguro que os resultados sejam alcançados no prazo.
Gosto de projetos desafiadores, idéias originais e por isto tendo a buscar pessoas que tenham idéias diferentes, fico entediado com a "mesmice".

Agora, some cada coluna, considerando somente os quadrinhos sombreados de cinza.                               TOTAL>> 

PARA SUA COMPREENSÃO:

Verifique em que coluna você somou o maior número de pontos e identifique no quadro abaixo qual é a sua FUNÇÃO predominante. De acordo com esta pontuação, você tem mais tendência a assumir uma determinada função quando está trabalhando em equipe. Conheça agora, as características de cada função e analise em que pontos você precisa se desenvolver:

A= ___ pontos

 

COORDENAR

Demonstra ser maduro, confiante, dinâmico, decidido. Tem iniciativa, clarifica as metas, coordena as atividades, estimula as pessoas, delega conforme as condições de cada um. Influencia positivamente as pessoas a contribuírem para os resultados.

Pontos a desenvolver: estar atento para não ser centralizador ou autoritário, e para não ferir sentimentos do outros, devido ao seu forte impulso para alcançar os objetivos. Precisa saber delegar e ouvir a opinião de todos.

B= ____ pontos

 

DESENVOLVER

Demonstra interesse pelas novidades e inovações. É criativo, extrovertido, explorador de oportunidades e tende a resolver problemas difíceis. Estimula o grupo na busca de novas alternativa. Faz o contato do grupo com o mundo externo, explorando todos os recursos disponíveis.

No geral, comunica-se eficazmente.

Pontos a desenvolver: tender a ignorar detalhes, resistir à rotina depois que passa a fase da novidade.

Pode perder o entusiasmo inicial.

 

C= ___ pontos

 

ESTRUTURAR

Demonstra ser cooperativo, diplomático, confiável e muito disciplinado. Tem facilidade para transformar as idéias em ações práticas, buscando contribuir para que as coisas funcionem bem. Por isso, evita conflitos e busca soluções integradoras.

Pontos a desenvolver: tender a ser pouco flexível e lento nas reações diante de novas possibilidades, devido a sua extrema organização. Pode ser indeciso em situações criticas, assumindo comportamentos passivos.

D= ___ pontos

 

IMPLEMENTAR

Demonstra ser absolutamente comprometido com prazo e conscientemente meticuloso. Tende a ser perfeccionista e evita erros e omissões.

Costuma ser sensato, sério,
analisa todas as possibilidades.

Pontos a desenvolver: Tende a ser excessivamente preocupado e por isso reluta em delegar. Precisa de energia.

 


Agora que você já conhece sua função predominante, o mais importante é procurar participar ou formar equipes com pessoas que assumam funções diferentes da sua.

Em uma Equipe de Alta Performance é preciso ter diferentes pessoas, que desempenhem diferentes funções e se COMPLEMENTEM neste e em outros aspectos, tornando o processo e os resultados muito mais ricos e sinérgicos!

Caso o seu resultado em cada uma das funções seja muito próximo, ou seja, não existam diferenças expressivas de uma função para outra, isto caracteriza que você é uma pessoa muito flexível e que pode assumir as quatro funções em uma mesma equipe.

Ótimo, a sua polivalência pode trazer efetivas contribuições para a equipe de acordo com as necessidades e o momento!

Somos seres dinâmicos e mutáveis, por isso, não encare o resultado deste teste como um "rótulo", mas como uma tendência,
que pode ser reforçada ou modificada de acordo com AS EQUIPES
em que você estiver participando e com seus próprios objetivos pessoais e profissionais!

Elaborado por Denize Dutra

para o Curso via E-learning "Equipes de Alta Performance – uma odisséia pelas organizações"

Inspirado no questionário de papéis na equipe do Dr. Meredith Belbin

www.belbin.com

Instituto MVC