Como está seu planejamento?

 

 

Alexandre FREIRE

Consultor do MVC

 

Responda às questões abaixo pensando na situação atual de sua organização, veja a interpretação ao final.

Nunca

Às

Vezes

Quase

Sempre

Sempre

1

A participação dos colaboradores é enfatizada no processo de planejamento da empresa;

2

Há o desdobramento das estratégias em planos de ação para cada área organizacional da empresa;

3

Há o desdobramento das estratégias em planos de ação para cada colaborador da empresa;

4

Os indicadores de desempenho estratégico, tático e operacional são acompanhados pela liderança da empresa;

5

A direção da empresa disponibiliza os recursos necessários à execução dos planos de ação;

6

A direção da empresa se envolve diretamente na solução dos problemas para garantir o cumprimento das metas estabelecidas;

7

Os colaboradores da empresa participam amplamente nas reuniões e discussões;

8

A direção da empresa faz reuniões de "follow-up" da implementação das estratégias e dos planos;

9

As informações geradas são acompanhadas com dados históricos para a análise do desempenho da empresa;

10

Os colaboradores da empresa possuem as informações que precisam para trabalhar individualmente e em grupo;

11

Há uma definição clara de todas as funções, perfis, atribuições, responsabilidades e autoridades dos colaboradores da empresa;

12

Os processos de seleção e contratação identificam claramente os requisitos para o bom desempenho;

13

A empresa estabelece uma perspectiva profissional para os seus colaboradores, deixando isto claro desde a admissão;

14

A empresa aplica, na prática, sistemas definidos de incentivo, bonificação, premiação e reconhecimento profissional para todos os funcionários que alcançam metas;

15

Existe um plano de capacitação e desenvolvimento de colaboradores alinhado com a estratégia da empresa;

16

O mecanismo de comunicação interna da empresa enfatiza o contato direto entre a liderança e os colaboradores;

17

Os membros da equipe gerencial estão sempre prontos a apoiar e explorar diferenças de idéias e abordagens;

18

A liderança estimula que seus colaboradores da empresa sejam os responsáveis pelo planejamento e autodesenvolvimento de suas competências essenciais;

19

A empresa estimula e recompensa o comportamento empreendedor de seus colaboradores;

20

A empresa tem sistema de incentivos baseado em recompensas coletivas;

21

Os processos da empresa são claramente definidos;

22

A empresa tem poucos níveis hierárquicos;

23

Os membros da equipe desafiam os processos, questionando de forma positiva;

24

A empresa descentraliza o poder decisorial para quem está mais próximo dos clientes;

25

As metas pré-definidas para a satisfação e fidelidade de clientes são alcançadas;

26

As metas pré-definidas para a participação da empresa no mercado são alcançadas;

27

As metas pré-definidas para o desempenho financeiro da empresa são alcançadas;

28

Os colaboradores da empresa avaliam o progresso em direção aos objetivos-chave;

29

Os membros da equipe estão interessados em idéias que funcionem, e não em quem sugere estas idéias;

30

Os membros da equipe trabalham em conjunto para alcançarem objetivos comuns concentrando-se em resultados;

31

A empresa desenvolve práticas de comprometimento de todos os seus colaboradores com relação ao senso de propósito da empresa;

32

A empresa inicia programas e projetos que são implantados em sua totalidade;

33

A empresa "engaveta" planos antes ou durante o processo de implantação

TOTAL

 

PONTUAÇÃO
Some os totais de cada resposta.
Multiplique por 4 o total de respostas Sempre.
Multiplique por 3 o total de respostas Quase Sempre.
Multiplique por 2 o total de respostas

Às vezes.

Multiplique por 1 o total de respostas Nunca.
 
Some os quatro totais.
 
INTERPRETAÇÃO
100 A 132
Sua empresa faz acontecer!!!
 
65 a 99
Sua empresa está em "cima do muro" em termos de execução!!!
 
0 a 64
Sua empresa finge que está executando!!!

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