Preparado para o Futuro ?

 

Leila Navarro

Consultora do Instituto MVC

 

Falar sobre o futuro não é tarefa das mais fáceis, principalmente porque a grande maioria das pessoas sempre espera previsões certeiras do que deverá acontecer ou fórmulas prontas e completamente seguras sobre a questão.

Vejo que o fundamental não está na previsão, mas na precaução e na prevenção. Afinal, presumir o desconhecido pode nos dar margens para previsões, até mesmo precipitadas, as quais podem nos levar à catástrofe ou à presunção desmedida.

Mas como é possível se antecipar ao futuro de maneira responsável, segura e pertinente? O que podemos fazer é identificar os eventos que acontecem agora e os reflexos que eles terão nos próximos dez, vinte, trinta anos.

O ser humano é o desbravador do nosso tempo. Por isso mesmo é que acredito que através do autoconhecimento e da conversão da experiência e do talento em valores será possível se preparar para os acontecimentos que virão.

Perca o medo

Para isso é preciso perder o medo, que paralisa o crescimento e as realizações futuras. É necessário arriscar, mas inovando, surpreendendo-se e, principalmente, torcendo por si mesmo.

Vivi recentemente um período de dois meses de imersão na Europa, e foi muito bom ver que alguns de meus conceitos e idéias encontram ressonância na Inglaterra. Percebi que há muitas pessoas com a consciência de que hoje é fundamental fazer uma leitura orgânica, fisiológica do universo.

Temos que nos conscientizar sobre o nosso papel, a nossa missão, precisamos estar em sinergia para fazer a parte que nos cabe. Podemos transformar e mudar, mas para isso é preciso querer e acreditar que podemos.

Está muito claro, em qualquer lugar que se vá, que quem não gosta de aprender continuamente, não sabe falar inglês e não está sempre aberto — sem medos, preconceitos e comparações — já encontra dificuldades e virá a correr riscos ainda mais sérios de adaptação às novas tendências e exigências que surgirão.

Talentos do futuro

Neste milênio venho ministrando minha nova palestra Talentos do Futuro, exatamente com o intuito de ajudar pessoas e organizações a lidar com o medo e a incerteza gerados pela pressão de ser sempre inovador, eficiente e talentoso e se manter assim ao longo dos anos.

Você já parou para pensar sobre o que será da sociedade e da cultura na era da Internet e como vamos nos preparar estrategicamente para isso? Hoje pode parecer corriqueiro, mas projetando sua vida nos próximos cinco anos, por exemplo, passa a ser de importância capital.

É fato. Não se pode barrar a informação. O acesso a uma avalanche de informações todos os dias nos obriga a descobrir maneiras eficazes de aprender e ensinar a filtrar o que nos chega e a tirar a melhor utilidade disso.

O perfil do talento do futuro passa pelo ser, pelo profissional que aliar a qualidade de vida ao seu cotidiano, que valorizar a si mesmo e ao seu trabalho e que tiver maior preocupação e respeito com o planeta. Mas isso não é tudo: usar o talento e a criatividade para atingir metas dentro de padrões éticos e, principalmente, ser mais humano e respeitar o próximo são características imprescindíveis.

Definitivamente os instrumentos para sobreviver às mudanças pelas quais o planeta passará estão em você. Você pode ser um talento do futuro!

OBS.: Material retirado da palestra Talentos do Futuro do INSTITUTO MVC.