O treinamento foi ótimo, mas não consigo aplicar! 

Magdalena e Gustavo Boog (*)

É muito comum encontrarmos participantes de Seminários de Desenvolvimento Gerencial dizendo um tempo depois do programa “O treinamento foi ótimo, eu aprendi muito. Mas meu dia-a-dia me sufoca e não consigo aplicar quase nada   do que aprendi!”  

Uma grande parte dos participantes consegue por seus próprios recursos colocar em pratica o que aprendeu. Mas, uma parte simplesmente não atinge estes resultados, permanecendo estagnados em seus comportamentos usuais e impedindo assim o retorno do investimento feito.  

Por que acontece isto?  

Estes participantes geralmente têm dificuldades pessoais em determinadas áreas, que os impedem ou dificultam em colocar em prática o que aprenderam. Por exemplo:

É claro que muitas vezes não foi construída adequadamente a conexão entre o Workshop e a realidade do dia-a-dia dos participantes, criando uma verdadeira “ilha da fantasia”. É possível que o participante encontre também discrepância entre o que foi falado e as práticas empresariais, não havendo exemplos ou incentivo a aplicar o que aprendeu. 

As dificuldades pessoais ocorrem com tanta freqüência, que na maioria dos casos são um forte obstáculo na aplicação dos conceitos e ferramentas tratados num Seminário. 

Como resolver esta situação? Como eliminar estas barreiras e incentivar as pessoas a mudarem seus comportamentos?  

O Counseling individual é a solução que melhor integra benefícios e custos. É uma intervenção extremamente eficaz, consistindo num atendimento personalizado para os participantes melhorarem suas áreas de dificuldade. O Counseling é conduzido em entrevistas que são um misto de um ombro amigo, de um ambiente seguro onde a pessoa pode falar de suas dificuldades, de orientações específicas e de um local onde as alternativas podem ser debatidas sem receio de críticas. É, enfim, um recurso que leva ao crescimento profissional e pessoal, onde a empresa e o profissional ganham.  

Para o sucesso do Counseling, é preciso que a pessoa queira enfrentar e resolver suas áreas de dificuldade, bem como a empresa esteja disposta a investir nesta mudança. Ele vai mostrar a real situação da pessoa, seus potenciais e limitações, vai construir a visão do que alcançar, avaliar as possibilidades de atingir os resultados e priorizar as alternativas de ação. No Counseling não se dão conselhos. Antes, é conduzido de forma a que a pessoa possa ter uma visão ampliada de seu momento. 

O Counseling é uma abordagem inovadora que integra as pessoas e a empresa na busca da saúde, competência e crescimento. Em geral, com algumas poucas reuniões, o participante tem o fortalecimento pessoal para ele mesmo agir e transformar seu comportamento, com um impacto imediato em seu trabalho e em sua vida pessoal. Em casos de dificuldades mais profundas, poderá ser necessário um trabalho mais extenso. O Counseling disponibiliza às pessoas um “personal trainer emocional”, ajudando a transformar aprendizagem em ação concreta.  

Para o sucesso da empresa é necessário que os executivos e profissionais-chave estejam equilibrados e energizados, para poderem desempenhar com excelência os seus papéis. O Counseling é um caminho rápido e eficaz para isto. 

(*) Magdalena e Gustavo Boog são Diretores da Boog & Associados, empresa que conduz Workshops Gerenciais e Counseling individual