Teste para avaliar com está sua performance de Selecionador de talentos Humanos.

Responder Sim ou NÃO

SIM

NÃO

1.

Assim que recebo uma requisição de vaga, procuro informações atualizadas sobre a descrição do cargo e todas as mudanças ocorridas naquela função, bem como projetos a serem implementados a curto prazo.

 

 

2.

Tão logo recebo uma requisição de vaga, já dou início ao processo, pois a velocidade é a maior prioridade na minha empresa e os requisitantes não tem tempo para participar do processo.

 

 

3.

A maioria dos gestores, (meus clientes internos), tem  consciência da importância da sua participação na construção do perfil do novo funcionário e em outras etapas do processo seletivo.

 

 

4.

Todos os meus processos seletivos começam pela construção de um Perfil de Competências Técnicas e Comportamentais, com total participação da área requisitante.

 

 

5.

Acredito que uma boa investigação das experiências passadas do candidato me ajudarão a prever como será o seu comportamento futuro em situações críticas do cargo.

 

 

6.

Na minha opinião o mais importante é que o candidato esteja tecnicamente preparado para o desempenho das suas atribuições, pois não tenho tempo para perder com detalhes imensuráveis.

 

 

7.

A maioria dos meus gestores delegam a decisão final par área de Seleção, pois além de não ter tempo para participar dos processos, detestam entrevistar.

 

 

8.

Os indicadores de Competências são os caminhos mais eficazes para construir um perfil de competências completo e detalhado, que servirá como base para escolha das ferramentas a serem utilizadas no processo seletivo e tenho utilizado com muito sucesso.

 

 

9.

A utilização dos jogos com foco em competências foi fundamental para focar comportamentos específicos e treinar os requisitantes na observação de competências imprescindíveis para o cargo.

 

 

10.

Os requisitantes sabem exatamente como deve ser sua participação enquanto observam aplicação de jogos em candidatos.

 

 

11.

Alguns requisitantes têm comportamentos inadequados durante a realização de jogos, fazendo ou respondendo perguntas, atendendo celular ou saindo para fumar, o que atrapalha a realização dos jogos.

 

 

12.

Na minha empresa a área de Seleção não tem credibilidade, ninguém dá atenção.

 

 

13.

A área de Recursos Humanos tem realizado várias ações de conscientização voltada para Gestores, para fortalecer a parceria e o trabalho conjunto entre todas as áreas.

 

 

14.

A área de Seleção tem se preocupado em fornecer orientação técnica aos requisitantes para que este se tornem parceiros com participação ativa nos processos seletivos.

 

 

15.

A decisão final do processo seletivo é sempre da área requisitante, por isso, é importante que sejam bem orientados e participem do processo de forma consciente e profissional.

 

 

16.

Acho que essa “febre” de Competências vai passar. É apenas mais um modismo consumista, para vender livros e treinamentos.

 

 

17.

Sempre fiz seleção sem fazer perfil de Competências e sempre deu certo, por que mudar o que sempre deu certo?

 

 

18.

Acredito que a fórmula certa para começar a trabalhar com a metodologia de Seleção por Competências é em primeiro lugar, sensibilizar e conscientizar os Gestores, oferecendo orientação técnica para fortalecer a parceria e o trabalho conjunto com área de Seleção.

 

 

19.

Planejamento estratégico é uma competência imprescindível para um profissional de seleção e tenho experimentado isso com sucesso.

 

 

20.

Na empresa que trabalho é tudo tão corrido que o planejamento sempre fica para outra oportunidade e passamos quase todo tempo apagando incêndio.

 

 

Avaliação.

v     Se você respondeu SIM para as questões 2,6,7,11,12,16,17,20 ou no mínimo para metade delas, você está diante de um rico material de levantamento de necessidades de treinamento.

o       Provavelmente a comunicação interna entre Gestores e área de Seleção não é a melhor e é necessário que haja um investimento em ações de Recursos Humanos para atualização da Seleção e orientação dos Gestores como participantes ativos no processo, entendendo que a responsabilidade pelo resultado é dividido entre área requisitante e área de seleção.

o       Não basta ser Gestor.... tem que participar!!!

v     Caso venha respondido sim para 8 a 12 questões restantes (1,3,4,5,8,9,10,13,14,15,18,19), você está atualizado e se esforçando para realizar um bom trabalho na área de Seleção de Talentos humanos.

 v      Se você respondeu SIM para menos de 8 das questões restantes (1,3,4,5,8,9,10,13,14,15,18,19),   você está precisando de maiores investimentos juntamente com sua área de Recursos Humanos e seus gestores. A metodologia de Seleção por Competências poderá ser de grande ajuda para sua atualização.

Maria Odete Rabaglio
Autora de Livro Seleção por Competências, Editora Educator, 2001.
Consulte seus treinamentos para turmas fechadas.
odeterh@uol.com.br
(11)6748-3007
(11)9713-2861