PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

(*) MARCO ANTÔNIO VIEIRA GOMES

I - INTRODUÇÃO

A Pesquisa de  Clima Organizacional,  visa em um primeiro momento,  proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores (empregados) na empresa  e das demais pessoas que com eles interagem.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois além de permitir a análise interna e externa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de estratégias e ações,  o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando a consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela Direção.

Neste contexto, o clima organizacional busca retratar o estado de satisfação dos colaboradores em relação a diversos itens, dentre os quais podemos mencionar: ao seu trabalho, a empresa; a ele mesmo; aos colegas de trabalho, às condições de trabalho; à sua chefia/gerência, etc, bem como visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia-a-dia.

Dentre as principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos destacar:

 - buscar o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa; 

- promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;

- integrar os diversos processos e áreas funcionais;

- otimizar a comunicação;

- minimizar a burocracia;

- identificar  necessidades de treinamento, desenvolvimento pessoal/gerencial e de

  educação  empresarial;

- enfocar o cliente interno e externo;

- otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;

- organizar, flexibilizar e agilizar  as atividades da organização,  dentre outras.           

É oportuno ressaltar que a demanda para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional decorre, principalmente, do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Empresarial.

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa  é maximizar, cada vez mais, suas relações com os colaboradores  oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho, o que proporcionará o alcance e a superação dos objetivos definidos pela Diretoria.

 II - DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA

O desenvolvimento da pesquisa deve contemplar:

-          coleta de dados (questionários, entrevistas e análise de documentos);

-          tabulação e análise estatística de dados (quantitativa e qualitativa);

-          apuração e análise de resultados (por área e segmento) e

-          elaboração  do relatório final.

Um modelo de questionário utilizado na Pesquisa de Clima Organizacional contempla 40 (quarenta) itens específicos por segmento e direcionados para cada tipo de empresa e suas características peculiares.

 Os itens podem ser desdobrados por segmentos, ou seja: 

                     SEGMENTOS                                                   ITENS  NÚMEROS

 A - COMUNICAÇÃO (interna e externa)                         03 - 07 - 23 - 29

B - CONHECIMENTO DA EMPRESA                                        01 - 10 - 19 - 22 - 26

C - QUALIDADE                                                                 02 - 05 - 08 - 35 - 37 - 38  

D - RELAÇÕES INTERNAS                                                12 - 15 - 17 - 18 - 21 - 25 

                                                                                              27 - 30 - 33 - 36 - 40

E - MOTIVAÇÃO                                                                04 - 06 - 09 - 11 - 13 - 14 - 16

                                                                                           20 -  24 - 28 - 31 - 32 –34 - 39

 Os desdobramentos por segmentos permitem: 

- levantar, identificar e priorizar os aspectos culturais (principalmente os valores) que  impactam no  clima da empresa;

- apurar demandas de expectativas que possam afetar o clima;

- analisar e confrontar as demandas de expectativas com os segmentos estabelecidos;

- identificar a abordagem a ser considerada em cada segmento;

- não associar segmentos de clima com desempenho, a nível pessoal, gerencial e institucional e

- permitir uma análise de consistência entre os segmentos.

III - ANÁLISE DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL:

A análise  de  resultados  da  pesquisa  de  clima  organizacional deve ser efetuada por segmento e consolidada, contemplando os pontos fortes e os pontos que apresentam espaços para crescimento no âmbito da empresa.      

   (*) Consultor,  Professor Universiário e Mestre em Administração

summus@uai.com.br