O passo a passo da seleção com foco em Competências

Na empresa "X", um profissional de seleção exausto com o excesso de atribuições, se queixa de um certo gestor que não aprova nenhum candidato. Já foram enviados para entrevista técnica mais de 20 candidatos e nenhum tem o perfil que ele procura!!!

Alguma coisa parece estar errada, é bem provável, que o selecionador está em busca de um perfil e o gestor requisitante, de outro. Como afinar as percepções para se juntarem em busca de um mesmo perfil?

A metodologia da seleção por Competência tem como objetivo estabelecer uma relação de parceria entre selecionador e requisitante desde o primeiro passo do processo seletivo, vamos ver como:

1º passo

Construir um Perfil de Competências (PC)

Para construir o perfil de Competências (PC) é preciso identificar os indicadores de Competências imprescindíveis para o cargo. Isso só é possível com a participação da área requisitante, fornecendo informações sobre:

Todas essas respostas são indicadores de competências que dará origem ao Perfil de Competências e com base neste perfil o profissional de seleção vai preparar as ferramentas que usará no processo seletivo, que serão, a Entrevista Comportamental e os Jogos com foco em Competências, isto é, vai fazer o planejamento completo do processo.

2º Passo

Entrevista Comportamental: Com base no Perfil de Competências (PC), o selecionador vai construir uma entrevista personalizada, com foco nas competências imprescindíveis para o cargo. Isso mesmo, cada PC, dará origem a uma entrevista personalizada.

Características da Entrevista Comportamental:

3º Passo

Jogos com foco em competências. Também com base no Perfil de Competências (PC), o selecionador vai criar ou escolher uma bateria de jogos, de aproximadamente 4 horas. Estes jogos têm o objetivo de observar a presença ou ausência de competências do PC no comportamento dos candidatos. Características dos Jogos:

Esses são em linhas gerais, os principais passos para trabalhar em seleção com foco em Competências.

Artigo do livro Seleção por Competência que será lançado no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvovimento (CBTD) em Santos nos dias 05 a 07 de dezembro, pela editora Educator.

Maria Odete Rabaglio
Consultora de Recursos Humanos
odeterh@uol.com.br
(11)6748-3007
(11)9713-2861