CASE DE LEILÃO REVERSO ONLINE

A Solvay Brasil realizou seu primeiro leilão reverso online no Brasil, usando a plataforma do Mercado Eletrônico. Sete empresas fornecedoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre se conectaram na internet, num endereço eletrônico reservado da Solvay, e fizeram ofertas para obter o contrato de fornecimento de 100 computadores acompanhados de monitores. Com o leilão reverso, a Solvay obteve uma média de redução do valor de compra de 9,52% em relação ao valor inicial máximo definido por ela.
Em cada lance dado pelos fornecedores participantes, a Solvay economizava o valor de um computador completo. Isto porque o valor de decremento, lance mínimo, era de R$20,00 por computador. Como o leilão era para 100 unidades, a cada lance reduzia-se em R$2.000,00 o valor da compra. No fim do leilão, a Solvay economizou o equivalente a 9 computadores.
Segundo Tales Airton Ferrari Senço, gerente de compras da Solvay “A experiência foi fascinante. Considero a especificação do produto e dos serviços relacionados a chave do sucesso do processo. Pretendo utilizá-lo em breve para as compras no mercado spot, aquelas realizadas esporadicamente no mercado internacional”.
Fundado em 1994 por Eduardo Aziz Nader, o Mercado Eletrônico (www.me.com.br) é hoje a maior rede de comércio eletrônico business to business do Brasil e primeira empresa nacional a oferecer soluções de e-procurement. O Mercado Eletrônico é a ferramenta digital que otimiza o departamento de compras e permite comunicação instantânea entre uma vasta comunidade de 17 mil empresas distribuídas por todo o Brasil. Atualmente, cerca de 270 clientes acessam o ME para fazer seus negócios e o número de transações chega a 3 mil/dia.


Fernanda M. Cardinali,
Assessoria de Comunicação
fcardinali@inpress-br.com.br  
Tel.: (11) 3816-4491   Fax: 813-7561