O Futuro Hoje da Área de Educação Corporativa (Pesquisa feita com 700 participantes em 08/99)

FLÁVIA KAHALE
GERENTE DE PESQUISA DO INSTITUTO MVC

Principais Resultados


Principais Características / Estratégias da Área de Educação Corporativa HOJE
Preocupada em preparar-se para as demandas do futuro 19%
Focada em implementar novas tecnologias / Inovação 18%
Focada em trabalhar as habilidades técnicas 16%
Tem visão global do negócio / focada no negócio / focada em resultados 15%
Educação descontínua / projetos estanques 12%
Trabalhando para dar embasamento às outras áreas de negócio 12%
Trabalhando o indivíduo para o seu auto-desenvolvimento 12%
Preocupada com a valorização dos Seres Humanos / Integração / Motivação 9%
Ações imediatistas / ainda sem visão de médio e longo prazo 7%
Focada somente na educação gerencial 6%
Tem muita vontade, mas pouca ação / sem agilidade / sem autonomia 6%
Potencializando o trabalho em equipe 6%
Com características tradicionais / pouco inovadoras / com medo da mudança 6%
Age como um agente comunicador da empresa 4%
Gerenciam despesas / trabalham com custos reduzidos 4%
Sem ouvir efetivamente o cliente interno 4%
Trabalhando como consultores internos 4%
Investe somente em treinamento 3%
Burocrática / pouca agilidade  3%
Trabalha como Universidade Corporativa 3%
Ligada ao recrutamento e seleção de talentos 3%
Área não reconhecida pela alta administração 3%
Em processo de transição 3%
Partindo para treinar o cliente 1%
Sem trabalhos específicos para o nível operacional 1%

Principais Características / Estratégias que a Área de Educação Corporativa Deveria Ter HOJE
Ter visão Estratégica do negócio da empresa / Estar no nível estratégico da empresa 18%
Inovar na abordagem / metodologia / temas / tecnologias 16%
Ser mais pró-ativa às mudanças / ser um agente de mudanças dentro da organização 13%
Ter agilidade na transformação  9%
Trabalhar mais as competências humanas / motivar mais os colaboradores / integrar mais / promover a valorização dos Seres Humanos dentro da empresa 9%
Ser a viabilizadora de maior acesso às informações / mudanças / tecnologias  9%
Trabalhar o comprometimento dos colaboradores com o próprio auto desenvolvimento 9%
Trabalhar no médio e no longo prazo / deixar de ser imediatista 7%
Ser gestora do Capital Intelectual da empresa 7%
Ser continuada 4%
Avaliar-se constantemente / medir o resultado de suas ações 4%
Abrir os horizontes da área 4%
Trabalhar melhor a imagem da área externamente/ Divulgação da área de forma eficiente 4%
Ter foco em resultado / não só em custos 4%
Trabalhar mais conceitualmente / mais conteúdo 3%
Formar e agir como consultores internos 3%
Trabalhar as bases operacionais  3%
Preparar colaboradores para multifuncionalidade 3%
Integrar-se com o restante da empresa 3%
Ouvir mais os clientes internos 3%
Agir mais holisticamente 1%
Trabalhar com avaliação de competências e habilidades 1%
Trabalhar a formação avançada 1%
Ser agente de comunicação e propagação de valores da empresa 1%
Reter e formar talentos 1%
Demonstrar o ROI 1%
Trabalhar equipe de alta performance 1%
Estruturar-se 1%

Principais Obstáculos / Desafios que a Área está enfrentando HOJE
Falta de investimento (tecnológicos / financeiros) na área / obstáculos orçamentários 25%
Excesso de informação / mudanças no mundo atual / Ambiente externo indefinido e turbulento / Assimilar todas as tecnologias para repassá-las 24%
Ainda não ser considerada como área estratégica 18%
Ser vista somente como custo 13%
Empresa não valoriza a atuação da área 13%
Precisa deixar de ter investimentos de curto prazo 12%
Empresa não aberta às mudanças / falta de flexibilidade na empresa 9%
Comodismo de lideranças / Desmotivação dos funcionários frente às mudanças 7%
Baixa capacitação técnica do pessoal da área 7%
Pouco inovadora 7%
Precisa rever seu papel dentro da empresa 6%
Foco principal no processo e não no cliente (burocrática) 4%
Ter mais autonomia em suas ações 4%
Projetos sem continuidade 4%
Baixa formação de novas lideranças 4%
Pouca definição do perfil do profissional desejado 4%
Lideranças ainda não sintonizadas com as novas tecnologias / exigências que as mudanças no mercado impõe 4%
Área pouco integrada com o restante da empresa / atua de forma isolada 3%
Baixa auto-estima da área 3%
Empresa não valoriza os colaboradores 3%
Comprometer os colaboradores com o auto-desenvolvimento 3%
Conseguir avaliar e demonstrar seus resultados 3%

Principais Mudanças que a Área Deverá Passar para Enfrentar os Desafios do Futuro

Tornar-se Área estratégica da empresa (vista realmente no nível estratégico da empresa) 15%
Serem consultores internos do restante da empresa 12%
Pró-ativa / preventiva 10%
Um agente efetivo de mudanças na empresa 10%
Conhecedora do negócio / visão de resultados 9%
Universidade Corporativa 9%
Provedora de Educação Continuada 7%
Fornecedora / viabilizadora de novas tecnologias no aprendizado dos colaboradores 7%
Democrática 4%
Integrada com o restante da empresa 4%
Estruturada 3%
Inovadora 3%
Trabalhando a multifuncionalidade dos funcionários 3%
Com visão de médio / longo prazo 3%
Uma área terceirizada 3%
Uma área com atuação tangível e mensurável 1%
Com visão de resultados 1%
Com autonomia para suas ações 1%
Gestora do Capital Intelectual da empresa 1%

Principais Projetos de Implantação Imediata que Tenham Impacto na Educação Corporativa de Empresa
Mobilizar para mudar / Revisar estratégias organizacionais / buscar alinhamento 25%
Utilizar novas tecnologias (cd-rom, trein. à distância, intranet, etc.) 22%
Rever os valores culturais da empresa / quebrar paradigmas frente às mudanças 21%
Implantar Universidade Corporativa como forma de aprendizado contínuo dentro da empresa 15%
Implantar programas de educação continuada em todos os níveis  15%
Investimento maior na capacitação das lideranças (preparar para o futuro / mudanças) 15%
Mapeamento / Gestão do Capital Intelectual da empresa  15%
Maior valorização dos Seres humanos 12%
Implantar metodologias de auto-gestão de carreira / comprometer com o auto-desenvolvimento 12%
Incentivar trabalhos em equipe 7%
Criar parcerias / convênios com universidades / instituições como novos fornecedores de aprendizado para organização 7%
Implantar projetos que aumentem a responsabilidade social com a comunidade 6%
Criar metodologias para trabalhar / reter / reconhecer competências internas 6%
Pesquisas de satisfação dos Funcionários 6%
Traçar objetivos formais / claros e divulgá-los 6%
Implantar programas de formação de consultores internos 4%
Trabalhar cada vez mais a multifuncionalidade dos colaboradores 4%
Terceirizar a área 4%
Investimento em pesquisas / grupos de estudo 4%
Capacitação do Pessoal da área de recursos humanos 4%
Elevar a área de Educação Corporativa ao nível estratégico da emp. 3%
Implantar projetos, acompanhá-los, e avaliá-los sempre 3%
Abrir para novas parcerias - clientes e fornecedores 3%
Divulgar melhor a importância/missão da área / integrá-la ao restante da empresa 3%
Viabilizar o trabalho em casa 1%

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