Reescrevendo provérbios:
Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não é da arte!
(Dito popular)

Gustavo G. Boog (*)

Quem está em posição de poder, quem tem poder de barganha, pega o melhor para si.
Este é o velho paradigma competitivo: eu pego mais, eu pego o melhor. E o resto que se dane! Eu penso apenas nas minhas necessidades, e as sobras eu "dou" para quem quiser, pois na realidade já estou saciado e tenho até reservas. Os outros, isto não é problema meu. Me vem à mente predadores como a leoa ou a hiena, onde os mais fortes abocanham o melhor pedaço.
Como fica o "bando", quando a regra é cada um buscar ficar com a melhor parte? É neste padrão de comportamento que se destrói o "trabalho em equipe", hoje um dos fatores mais críticos ao sucesso de qualquer empreendimento.
A atitude centrada apenas no "ego", sem levar em conta o todo, corrói e destrói a confiança, que é sempre um caminho de 2 vias. Leva tempo para ser construída, e um "escorregão" destrói em um minuto o que às vezes levou meses ou até anos para ser construído. Albert Schweitzer colocou que "A confiança é o maior patrimônio de qualquer empreendimento. Nada útil pode ser construído sem a confiança".
Os atos centrados apenas no "eu" são agravados quando se percebe que há discrepâncias entre "o que a pessoa fala" e "o que a pessoa faz". O discurso, muitas vezes suave, lindo, até angelical é desmascarado com atos egoicos. E aí, quem confiou teve sua confiança quebrada. E a tendência humana é partir para a retaliação... E assim o ciclo vicioso e perverso aumenta, levando a uma postura em que ambas as partes acabam perdendo.
Cada um de nós tem dentro de si as opções de como se comportar. Se eu tiver uma consciência ampliada, uma visão de prazo mais longo (como os índios que pensavam nos impactos de suas decisões para as próximas sete gerações), talvez possa redefinir o dito popular para:

"Quem parte e reparte deve buscar que cada um tenha uma boa parte.
A esperteza é fazer isto com arte!"

(*) Gustavo G. Boog é Consultor de Empresas
e Terapeuta Floral – Tel./fax (11) 5183-5187
E-mail
boog@sti.com.br
Site
www.boog.com.br