A ERA DA HIPERCONECTIVIDADE

por Cezar Antonio Tegon

Não chega a ser novidade o fato de termos de nos manter atualizados sobre as tendências de administração moderna nesse "novo" mundo globalizado. As mudanças ocorrem muito rápido todos os dias, mais depressa do que jamais imaginamos.
Além das armadilhas empresariais, o grande desafio agora passa a ser sobreviver e crescer na era que se anuncia, a da Hiperconectividade. E por incrível que pareça, o importante não é entender do que trata a Internet, Intranet, Extranet e tantos outros nomes que explicam formas diferentes de nos conectarmos às redes digitais, mas sim saber de forma ampla as variações dessa transformação.
Hoje velocidade é a palavra de ordem. Cada vez mais verifica-se que o alvo não está fixo, ou seja, precisamos imaginar objetivos futuros em um ambiente não controlado para em seguida disparar as ações que levem ao maior nível de acertos.
Portanto, vamos reaprender a dinâmica empresarial e suas conseqüências na maneira como se organizam os negócios nesse novo período em que a localização geográfica torna-se irrelevante e a rapidez é condição sine qua non de sobrevivência. Além de ser imprescindível preparar-se para enfrentar desconhecidos e inesperados competidores que emergirão de diferentes partes do mundo a todo instante.
Dentro desse contexto, as empresas só poderão se defender da guerra de preços em âmbito global se realmente enveredarem esforços para através da Internet - e acreditem não existe outro mecanismo -, se capacitarem para construir um forte relacionamento com os clientes e potenciais consumidores, assim como prover inovadores produtos e serviços. E se não bastasse, será necessário desenvolver formas inovadoras de comercialização.
Portanto, tornar "simples" o entendimento dos desafios que já estamos enfrentando é realmente difícil, porém existem algumas dicas para sobrevivermos e lucrarmos com a era dos negócios on-line, são elas:
Tenha em mente que a Internet é de longe o melhor veículo para a empresa conectar-se ao mundo dos negócios sem fronteiras.
A rede facilitou a abertura de várias perspectivas em termos de comércio e de relacionamento com o mercado, o que dará às empresas maior velocidade em tudo que forem fazer.
Para alcançar bons resultados, basta aplicar algumas ações práticas como utilizá-la para cortar custos e melhorar a eficiência dos negócios em todas suas fases, que vão desde a divulgação de produtos, serviços e pedidos, até a certeza da entrega. Mas é fundamental oferecê-los sempre com qualidade para garantir a ampliação dos negócios.
Nessa linha, é preciso ficar atento para personalizar o atendimento, ter a capacidade de, através da Internet, adaptar-se às características e interesses dos clientes, criando soluções completas com parcerias com outras empresas e dar alternativas para que os consumidores potenciais possam experimentar seus produtos e serviços gratuitamente, por exemplo.
Além disso, planejar bem será cada vez mais determinante, afinal, pensar à frente e agir de forma rápida pode ser crucial para o sucesso dos negócios. Flexibilidade é a palavra-chave. É preciso estar preparado para mudar e se adaptar o tempo todo, nunca descansar e se armar contra as ameaças que advêm de lugares inesperados, certificando-se de que não se está deixando de fazer algo que poderia ou já deveria ter sido feito.
As dicas, com exceção das relacionadas diretamente com o mundo on-line por ser algo ainda pouco conhecido, não chegam a causar nenhuma surpresa, pois tratam em grande parte de lições que podemos encontrar em livros antigos de administração. Porém, ao pensar de forma diferente as conhecidas questões, pode vir à tona um formato empresarial diferenciado e moderno.
E finalmente, manter-se atento para não subestimar de fato os impactos que essa nova era está trazendo e trará aos negócios em âmbito local e mundial precisa ser, sem dúvida, a primeira decisão a ser tomada por todos nós. Mas também devemos estar alertas para nos prepararmos pessoal e profissionalmente para atuar nesse cenário desafiador.

Cezar Antonio Tegon é diretor da Tegon Consultores Associados Ltda., tem mais de 15 anos de experiência na construção e implementação de soluções informatizadas para Gestão de Pessoas. É Graduado em Estudos Sociais, Administração de Empresas e Direito.
ctegon@tegon.com.br