A Internet como ferramenta de trabalho de profissionais especializados

A rede mundial de computadores é um grande fenômeno e está ampliando os horizontes de profissionais e empresas.
O acesso é feito a qualquer hora e de qualquer lugar : do escritório, em casa, na universidade, nos cafés-livrarias, no táxi e pelo celular.
Os computadores pessoais fazem parte de muitos lares e provedores já oferecem acesso gratuito em várias cidades brasileiras. Em poucos meses, o número de brasileiros plugados irá disparar.
São pessoas dos mais variados perfis em busca de informações de seus interesses pessoais e profissionais. Para eles, um mundo virtual de possibilidades é revelado.
Panorama : Brasil deve ter 5,7 milhões de internautas até o final do ano
Da Redação  26/04/2000 - 17:35 Fonte : Surf Trade
São Paulo - Um novo estudo está mostrando o crescimento dos usuários de Internet no Brasil. Até o final do ano, o número deve chegar a 5,7 milhões. A pesquisa sobre Estratégias de Internet e E-commerce para a América Latina é da
IDC Brasil, e o resultado mostra também que o comércio eletrônico brasileiro deve movimentar cerca de US$ 430 milhões em 2000, que é um valor 13% acima do estimado há pouco tempo. Desse número, 72% serão destinados às transações business-to-business.
Leia mais em www.emarketer.com/enews/050800-amazon.html .
Apesar da internet ser um palheiro de dimensão planetária, as comunidades locais se formam em torno de um interesse comum. Nesta onda que veio pra ficar, cada internauta pesquisa e acaba selecionando algumas "praias para surfar". São sites especializados que reúnem tudo sobre um determinado assunto. No âmbito profissional, existem portais específicos, dirigidos a profissionais da área agrícola, finanças, transportes, logística, recursos humanos e de outros segmentos. Eles facilitam o trabalho diário de pesquisa deste público. São pontos de encontro que atraem uma clientela fiél de características específicas. Estes portais estão despertando o interesse de patrocinadores, investidores (incubadoras) e de mega-portais.
Através de sites de nicho de mercado, compradores pesquisam, fazem cotações e contratam fornecedores de produtos e serviços para suas empresas e fazem negócios tendo em vista a melhor relação custo x benefício possível. É importante que o vendedor tenha um site descomplicado, atualizado e com atendimento rápido. No caso de comércio eletrônico, segurança e entregas dentro do prazo são pontos vitais.
Estes portais de segmentos, disponibilizam informações atualizadas do interesse do público-alvo, como : artigos sobre tendências na área, cursos, oportunidades de desenvolvimento, dicas, idéias (benchmarking) e novidades. Além de salas de bate-papo com especialistas, rede de contatos, fóruns de discussão e outras formas de interatividade.
O acesso à Internet no horário de expediente torna-se um grande aliado da produtividade, da economia de tempo e principalmente dos resultados financeiros das empresas. É a janela do escritório para o mundo.
Dá para ignorar tamanha revolução no mundo dos negócios e do trabalho ?

Ana Claudia Corrêa é Diretora da empresa virtual Vitrine Serviços de Informações
Mantém o www.guiarh.com.br e www.guiadelogistica.com.br .
guiarh@guiarh.com.br