COMUNICAR NÃO É SÓ FALAR
ou Como melhorar sua habilidade de ouvinte

Entrevistador:
- Você é bom em comunicação?
Candidato:
- Ah! Sim. Fiz um curso de oratória e faço excelentes apresentações no meu atual emprego.
Entrevistador:
- E ouvir?
Candidato: (estranhando)
- Não tenho nenhum problema de audição.
Este diálogo imaginário, pode nunca ter ocorrido, mas sem dúvida não seriam estas as respostas esperadas pelo entrevistador.
Ouvir ativa e empaticamente é uma habilidade essencial para aqueles que exercem cargos de chefia, é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida pois evita o mal-entendido e diversos tipos de erros por parte de todos que exercem a liderança de equipes. Mas a maioria de nós realmente tem dificuldade em ouvir com eficácia. Aprendemos a falar, escrever e ler, mas poucos se lembram de ter tido oportunidades de melhorar sua habilidade de ouvir. Existem 3 formas de ouvir:
A primeira, a única que a maioria de nós utiliza, é quando o foco continua em você.
Experimente: solicite a alguém que lhe conte como foi o último fim de semana, se ao escutá-lo você interrompe o fluxo de informações com pensamentos ou frases do tipo: "eu não faria assim" ou "não gosto de xyz prefiro acd" ou se ao escutá-lo pensa no que você vai dizer a seguir; se isto acontece então você não está ouvindo com empatia e provavelmente irá perder indicadores importantes do que o outro está dizendo.
Na segunda forma de ouvir, o foco está no outro.
Você repete com suas palavras o que o outro disse para conferir o significado, você não julga o que o outro está dizendo. Faz perguntas que levem ao melhor entendimento.
Na terceira forma de ouvir, o foco está no outro e você está utilizando todos os seus sentidos e a sua intuição.
Além de ouvir como na segunda forma, você observa a postura do outro, ele está sentado na ponta da cadeira? Indicando inibição ou constrangimento? Os ombros estão encolhidos ? Indicando cansaço ou desânimo? A voz é firme ou está emocionada? E mais, você escuta a sua intuição e percebe quando tem algo estranho. Parece que o outro está falando de algo mas gostaria de dizer outra coisa? Está escondendo algo?
Faça o exercício abaixo, (o resultado está no final desta página.) se em menos de 3 minutos conseguir encontrar a resposta certa, você provavelmente está usando sua intuição, se não para ouvir aos outros, pelo menos para fazer este exercício...
Exercício:
Forme duas palavras utilizando todas as seguintes letras: AAAADLPRSSUV.
Bom se você não conseguiu saiba que a forma com que nós ouvimos o outro é um hábito que pode ser mudado, aqui vão algumas dicas para melhorar a sua habilidade em ouvir com foco no outro e usando sua intuição.
1. Primeiro crie a motivação para mudar, pergunte a você mesmo como se sente quando alguém te escuta interrompendo ou sem dizer uma palavra que demonstre que está ouvindo realmente, depois o contrário, como se sente quando alguém te ouve com empatia.
2. Fale 20% e ouça 80% do tempo.
3. Dê sinais de que está ouvindo, tente resumir e dizer o que o outro falou.
4. Evite preparar a resposta mentalmente enquanto está ouvindo.
5. Observe o outro, além das palavras, postura, tom de voz, qualquer coisa que dê as dicas de como o outro se sente.
6. NÃO INTERROMPA.
7. Coloque-se no lugar do outro, não para dizer o que você faria, mas para entender como o outro se sente.
8. Elimine distrações externas. Telefonemas, computador, TV, etc.
9. Faça o seguinte exercício: Dê bom dia a alguém e acrescente sem dar nenhuma indicação de agrado ou desagrado: "Que temperatura está fazendo hoje, heim?" Tente descobrir o estado de espírito do outro ouvindo sua resposta.

Resposta do exercício: As letras formam: "duas palavras".

Eliana Dutra
Coaching
http://www.pro-fit-rh.com.br
coach@pro-fit-rh.com.br