TREINAMENTO E (É) TRABALHO?
Colocando o Treinamento a Serviço do Trabalho

L A COSTACURTA JUNQUEIRA
VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC – M. VIANNA
COSTACURTA ESTRATÉGIA E HUMANISMO

Quanto mais fundo mergulharmos no tema treinamento, mais claro fica para nós que um dos maiores obstáculos ao pleno desenvolvimento da atividade reside no fato de que ela é vista como uma concorrente do trabalho.
Concorre no sentido de, boa parte das vezes, as pessoas terem que optar entre ir a um seminário ou executar determinada tarefa.
Na cabeça das pessoas, treinamento e trabalho são dois conceitos antagônicos e não complementares; para a maioria delas treinamento não é trabalho (ou é menos importante do que trabalho).
É evidente que essa pequena confusão não acontece por acaso, há inúmeras posturas pessoais e organizacionais que reforçam esse antagonismo. Vamos examinar alguma das causas que podem colocar os dois conceitos (trabalho e treinamento) em campos opostos.

CAUSAS

ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO

Gostaríamos de encerrar com um frase para reflexão dos leitores: " Na Sociedade Globalizada o Poder vem do Compartilhamento e não da Posse do Conhecimento".

A mensagem dessa frase é clara, o treinamento potencializa o conhecimento, acelera seu fluxo na organização, contribuindo para uma maior rapidez no processo de mudança e inovação.

Telefone: 0 _ _ 11 3171-1645 / 285-2438
e-mail:
costacurta@originet.com.br
www.instututomvc.com.br