PENSE DIFERENTE
PARA ENTRAR NO PRÓXIMO MILÊNIO

Antonio Carlos Teixeira da Silva
www.pensediferente.com.br

Adaptabilidade, flexibilidade, jogo de cintura.
Fique atento às mudanças do mundo. Esteja antenado lá na frente .
Nós estamos vivendo num tempo em que ocorrem as mudanças mais rápidas de toda a história da humanidade.
Neste mundo de mudanças rápidas entenda as mudanças e como fazer com que elas trabalhem para melhorar nossa vida, ou melhor ainda, como criar mudanças que nos beneficie pessoal e profissionalmente.
Pense diferente para encontrar soluções criativas e viáveis.
Para ter sucesso agora e no futuro são necessários novos conhecimentos e habilidades. Estas habilidades são diferentes daquelas como submissão, como era na época de nossos pais . Os gerentes e diretores brevemente não comandarão, serão conselheiros. Seus subordinados serão cada vez mais responsáveis por suas atitudes e decisões. Apresentarão idéias novas, adicionarão valor ou estarão demitidos.
A informática é uma das responsáveis por esta mudança porque as informações deixaram de ser patrimônio de alguns. Os computadores aceleram cada vez mais a velocidade da informação e do conhecimento. Em razão disso quanto mais pessoas tiverem acesso a informação mais produtivos serão.
A conseqüência disso é que as gerencias intermediárias serão suprimidas. Elas não mais agregam valor. Tornaram-se custos dispensáveis.
A tradicional estrutura de organograma vertical na qual as responsabilidades são passadas para cima será substituída por células, por equipes, nas quais cada um terá muito mais responsabilidade.
Por exemplo, organiza-se um grupo para desenvolver um novo produto. Neste grupo participarão as pessoas de marketing, de engenharia, de compras, advogados, produção, etc. Desta maneira a hierarquia será cada vez mais enxuta.
E estas células devem apresentar resultados em alta velocidade. Rapidez será um dos ícones do próximo milênio.
Você deve estar pensando: e eu como é que fico nesta história?
Mantenha-se atualizado constantemente e se conscientize de que seus conhecimentos estarão ficando obsoletos muito rapidamente. É uma espiral sem fim.
Pense diferente. Utilize seus conhecimentos de maneira criativa para agregar valor a sua empresa, a seu negócio ao seu curriculum.
Não espere passivamente que a empresa oriente ou decida sua carreira. Faça seu trabalho da melhor maneira que você pode. Se a empresa lhe oferecer treinamento, aceite. Caso contrário faça por si mesmo. É um investimento em você mesmo como profissional. Atualize-se constantemente.
Se você souber fazer as coisas acontecerem será sempre disputado pelas empresas.
As empresas com visão de futuro treinam seus funcionários desde os níveis mais humildes até os executivos de alto escalão. Treinamento não é despesa é investimento.
Além disso, a concorrência acirrada pela globalização exige que o foco dos negócios seja o consumidor. Isto só poderá ser obtido por continua melhora de processos, produtos, serviços e idéias inovadoras.
Para ter sucesso a partir do ano 2.000 esteja bem sintonizado com a informática, mudanças de comportamento dos consumidores, globalização, novos organogramas e a nova maneira de ver os negócios. Atualize suas habilidades profissionais constantemente, desenvolva suas relações humanas entenda a economia local e global.
Executivos e profissionais eficazes não se fazem só na escola e na experiência profissional.
É preciso saber pensar.
Desenvolva sua criatividade. Pense diferente. Não seja apenas mais um.
Sucesso!