Aprendizado Online: Congresso "Online Learning 99" (EUA)

Marcelo Fernandes

Mentor  Tecnologia
e Parceiro do Instituto MVC


Entre os dias 17 e 20 de outubro de 1999, no Centro de Convenções de Los Angeles, aconteceu um dos maiores congressos nesta área, o "Online Learning ‘99",

Milhares de profissionais de todo o mundo (segundo os organizadores o evento contou com aproximadamente 3.100 participantes, um crescimento de 70% em relação a 98) representaram diversas áreas como: tecnologia da informação, treinamento, recursos humanos, gerência do conhecimento, educação superior e comunicação.

O evento deste ano ocorreu em conjunto com o congresso "Performance Support ‘99", uma conferência e exposição voltada à área de desenvolvimento e implementação de sistemas eletrônicos de suporte ao desempenho (EPSS- Electronic Performance Support Systems)).

O congresso Online Learning 99 apresentou alguns conceitos interessantes na sua organização. Por exemplo a disponibilização de cerca de 10 "laboratórios" equipados com 25 computadores cada um. Nestes laboratórios foram conduzidas demonstrações práticas de vários softwares e aplicativos dos principais fornecedores. Esta técnica vem de encontro a minha teoria que "tecnologia não se ensina, se pratica". Outra inovação foi a alocação de um "teatro" para discussão/estudo de casos ("Case Study Theater"). Ao contrário de outras conferências similares, a "expo" ficou aberta praticamente durante todo o evento, o que possibilitou uma maior flexibilidade para os participantes explorarem o lado prático dos conceitos apresentados em 232 sessões técnicas.

Com respeito à exposição havia um pouco de tudo:

  • Ferramentas para desenvolvimento e autoria de cursos "online"
  • Fornecedores/Desenvolvedores de soluções personalizadas para projeto/desenvolvimento de cursos
  • Sistemas de Gerenciamento de Treinamento Online (TMS – Training Management Systems)
  • Soluções/ambientes integrados para "gerência do conhecimento" a nível corporativo (Enterprise Knowledge Management Systems)
  • Sistemas de Suporte ao Desempenho
  • Serviços e sistemas de distribuição de treinamento "online" (plataforma para consultores e desenvolvedores de treinamento)
  • Grandes editoras lançando seus próprios sites de ensino ‘online’.
  • Fornecedores de Programas Educacionais "Online"

As principais tendências observadas nas sessões técnicas:

  • Necessidade de integração nas empresas do pessoal de "aprendizagem" (RH, instrutores, etc.) com os profissionais da área de informática na busca, definição e implementação de soluções integradas aos demais sistemas corporativos;
  • Polêmica: desenvolvimentos rápidos x qualidade da aprendizagem (qual a melhor relação tempo de desenvolvimento x qualidade);
  • Mais sistemas de suporte ao desempenho e menos treinamento formal (onde e quando utilizar cada intervenção);
  • Intranet/Internet x CD-ROM x Soluções Híbridas;
  • Soluções Corporativas Integradas -Enterprise Learning Systems- treinamento síncrono (instrutor e aluno interagindo em tempo real), treinamento assíncrono (auto-treinamento), sistemas de gerenciamento de treinamento integrado a sistemas de gestão por competências e a softwares de gestão de RH;
  • Desenvolvimento e utilização de "Portais" na Internet/Intranet com acesso a banco de dados;
  • Gerência do Conhecimento -Knowledge Management- não é uma tecnologia ou uma disciplina, é mais uma postura organizacional que envolve o grande desafio de mudar o comportamento das pessoas fazendo-as disponibilizar seus conhecimentos para os outros;
  • Desenvolvimento de cursos genéricos (off-the-shelf) com utilização de templates possibilitando à empresa uma certa personalização.

Para obter informações completas sobre expositores, palestrantes, sessões e outros dados do congresso, visitem os sites na Web:

http://www.onlinelearning99.com
http://www.performancesupport.com
ou o site http://www.lakewoodconferences.com

fonte : Insight  www.institutomvc.com.br