COMO USAR A CRIATIVIDADE PARA MANTER O SEU EMPREGO

Antonio Carlos Teixeira da Silva

O mundo moderno não oferece espaço para quem não agrega valor, não justifica seu posto com resultados para a empresa em que trabalha. O Banco eletrônico veio acabar com o emprego do caixa bancário. A Internet veio acabar com a função do vendedor "tira pedido".
O líder tomou o lugar do chefe . Sabe por quê? Porque o chefe é apenas um capataz, só sabe mandar e nada acrescenta ao trabalho. O chefe é apenas custo, enquanto que o líder ensina, treina, motiva a equipe a se superar.
O petróleo da era pós industrial é a criatividade, o talento humano. As profissões que não exigem o uso do cérebro tendem a acabar. Se você se acomodou ou se burocratizou, cuidado! Você está cada vez mais dispensável.
Esqueça todo o passado de bons serviços prestados a sua empresa. Cada novo dia é um recomeço. Repense o seu dia-a-dia e saia de sua rotina mental a partir de agora.
Use sua criatividade para manter seu emprego. Para começar, pense de que maneira você pode melhorar aquilo que faz . Observe, detalhadamente, dentro e fora de sua empresa.
Fique alerta para o que está acontecendo. Olhe lá na frente. Identifique as tendências. A observação é o primeiro passo para as mudanças. Enxergue o que outros apenas vêem e pense uma coisa diferente.
Use sua criatividade para reduzir custos no seu departamento. Questione-se: de que outra maneira eu posso fazer a mesma coisa mais economicamente? Pense diferente para melhorar um produto ou serviço. Crie novos usos para um produto. Apresente uma idéia para simplificar um sistema ou um processo, seja administrativo ou de produção.
Apresente idéias para um novo produto. Analise como superar seu concorrente e faça sugestões. Tenha uma idéia para melhorar a distribuição. Busque maneiras para capacitar melhor a sua equipe.
Sinta-se parte de uma solução e não parte de um problema.
Apenas ser aberto à inovação não é suficiente. Seja pró ativo. Vá buscar novas alternativas, novas idéias, novas maneiras de fazer as coisas.
Não se esqueça de que o que funcionava há dois anos não funcionará amanhã. Você ficar se queixando por que as coisas não são tão fáceis como no passado, não irá garantir o seu emprego.
Reavalie-se. Você está atualizado? Você está dominando informática? Você já é um internauta? Você tem lido? Tem assistido à palestras, conferencias? Quando você fez seu último curso? Há 6 meses? Há um ano?

Finalizando, faça um exercício consigo mesmo.
Imagine-se como o Presidente de sua empresa e escreva cinco razões que justifiquem sua permanência no emprego.
Se você não conseguir, releia este artigo.

pensediferente@originet.com.br