Minimizando Resistências na Implementação de
Novas Tecnologias ao Treinamento Corporativo

Marcelo Fernandes

Gerentes

Gerentes e profissionais envolvidos em viabilizar a atividade principal da organização estão interessados, principalmente, no valor que os programas de treinamento interativos podem agregar ao negócio da empresa (business value). Isto é, o retorno do investimento sob o ponto de vista do negócio, e não propriamente na qualidade do treinamento. Para obter seu apoio, mostre o impacto dos cursos auto-instrutivos em multimídia interativa no negócio da empresa. Isto inclui, por exemplo:

Produtividade

A capacidade do curso de aumentar as vendas de um novo produto.

Custos

A capacidade do curso de reduzir chamadas ao serviço de atendimento ao consumidor.

Qualidade

A capacidade do curso de minimizar erros e reduzir desperdício.

Satisfação Profissional

A capacidade do curso de reduzir o stress associado ao treinamento, e as despesas relacionadas a viagens.

Recursos

A capacidade de disponibilizar recursos, treinando os funcionários no local de trabalho em 70% do tempo gasto tradicionalmente.

Diagnóstico

A capacidade do curso de diagnosticar áreas de dificuldade do treinando, recomendar ações apropriadas e manter gerentes informados sobre o desenvolvimento do treinando.

Administradores

Os administradores são responsáveis por coordenar os cursos de treinamento. Isto inclui: inscrever treinandos, coletar e analisar resultados e dados estatísticos, avaliar o desempenho dos treinandos e fazer os relatórios para os gerentes. As principais preocupações dos administradores são: o impacto da tecnologia na sua carga de trabalho; o esforço necessário para aprender e usar novas tecnologias e a disponibilidade de apoio técnico. Para obter seu apoio, devemos abordar o impacto da tecnologia nas suas funções/atribuições. Isto inclui, por exemplo:

Responsabilidades

A tecnologia aumentará ou diminuirá sua carga de trabalho? Se aumentar a carga de trabalho, haverá alguém para dar assistência ou assumir parte das tarefas?

Benefícios

Quais são os benefícios diretos para o administrador? A tecnologia simplifica o processo de inscrição, coleta de dados e elaboração de relatórios? O administrador poderá gerar relatórios atualizados sobre um treinando, um grupo ou curso a qualquer momento?

Treinamento/Apoio

Quem fornecerá o treinamento e quando? O sistema de gerenciamento é simples de se aprender e usar? Quem fornecerá apoio técnico após o treinamento inicial?

Relatórios

Quais são os relatórios necessários (desempenho do treinando ou do grupo)?; quando (mensalmente, após o término do curso, etc.)? ; formato (cópia impressa, eletrônica, etc.)? ; e para quem?

Administração

Por quanto tempo os relatórios e dados estatísticos devem ser guardados?; em qual formato (cópia impressa, eletrônica, etc.)?; e os procedimentos de backup?

Desenvolvedores de cursos

A tecnologia terá um grande impacto no processo de desenvolvimento de cursos. É necessário que se tenha um time (e não uma pessoa) com diversas funções e responsabilidades para desenvolver um curso. O time inclui: especialistas de conteúdo, especialistas em sistemas instrucionais, programadores, artistas gráficos e especialistas em mídia. Além disto, novas habilidades têm de ser adquiridas pelos desenvolvedores de cursos, tais como: estratégias de planejamento instrucional para ambientes de aprendizagem interativos; conhecimento de sistemas de autoria, pacotes gráficos, software de comunicação, etc. Para ter seu apoio, o impacto do novo processo de concepção sobre os desenvolvedores deve ser abordado. Isto inclui:

Responsabilidades

Onde eles se encaixam no novo processo de desenvolvimento? Qual é sua nova função e responsabilidade?

Rotina de trabalho

A capacidade do desenvolvedor do curso de trabalhar em equipe e não mais sozinho.

Benefícios

O impacto da tecnologia na sua carreira profissional.

Treinamento/Apoio

Quem vai treiná-los na nova tecnologia? Quem fornecerá apoio técnico após o treinamento inicial?

Instrutores

Em geral, instrutores que ministram cursos em ambientes de sala de aula, se sentem ameaçados pela utilização de tecnologia ao treinamento. Além de sentir que a tecnologia está fornecendo um serviço similar (treinamento), não está muito claro para eles qual é seu papel (contribuição) no novo processo de desenvolvimento e execução. Para ter seu apoio, o impacto da tecnologia no treinamento deve ser abordado. Isto inclui:

Responsabilidades

Sua função e responsabilidade no novo processo de desenvolvimento (especialista em planejamento instrucional, facilitador ou especialista de conteúdo) e execução.

Amenizar os temores

Explicar como seu conhecimento pode ser utilizado para facilitar a aprendizagem, com ênfase em áreas que apresentem dificuldades para os treinandos, ou trabalhar no desenvolvimento de cursos de melhor qualidade.

Benefícios

O impacto da tecnologia na sua carreira profissional. Como a tecnologia pode agregar valor ao seu trabalho e currículo.

Treinamento/Apoio

Quem irá treiná-los no uso da tecnologia? Quem fornecerá apoio técnico após o treinamento inicial?

Treinandos

Se lhes for permitido escolher, muitos treinandos preferirão o treinamento presencial com um bom instrutor, a praticamente qualquer outro. Em alguns casos, sair para fazer um curso tira as pessoas do ambiente de trabalho e isto é visto quase como uma recompensa. Além disso, muitos treinandos não têm experiência com treinamentos interativos e não confiam na sua capacidade de aprender por meio do computador. Para encorajar treinandos a utilizar novas tecnologias no treinamento, faz-se necessário considerar suas preocupações. Estas incluem:

Amenizar temores Treinandos com pouco ou nenhum conhecimento em computação podem não ter confiança na sua capacidade de fazer o curso. Todo esforço deve ser feito no sentido de disponibilizar apoio técnico e assegurar que o curso seja de fácil utilização.
Enfatizar benefícios Os benefícios dos cursos de treinamento interativos para o treinando (i.e., fácil acesso à informação desejada, disponibilidade, possibilidade de se avançar de acordo com seu ritmo, etc.); bem como os benefícios para a organização (redução de custos, treinamento de alta qualidade, etc.) devem ser enfatizados.
Fornecer apoio Deve-se fornecer apoio técnico a treinandos para auxiliá-los a solucionar problemas de hardware e software, bem como possibilitar seu acesso aos especialistas de conteúdo.
Diminuir preocupações As preocupações dos treinandos, quanto ao uso pretendido e a confidencialidade dos dados coletados, devem ser consideradas. Os treinandos devem saber quais os dados que estão sendo coletados; e se sentirem confiantes que eles só serão utilizados com o intuito de melhorar seu conhecimento e qualificação, e para validar o programa de treinamento.

 Geral

Você tem o apoio político, econômico e logístico necessário?

O ambiente de aprendizagem é adequado?

Os cursos rodam nos hardware existentes ?

www.institutomvc.com.br