PREPARANDO EXECUTIVOS PÓS TRABALHO
(ATIVIDADE PREPARATÓRIA PARA A ‘INATIVIDADE’)

Gostaria de trazer um enfoque diferenciado relacionados aos profissionais que se aproximam da Terceira Idade, bem como sua preparação para a aposentadoria, tendo em vista que apesar de acreditar ter mais 20 anos de longevidade profissional, já venho pensando a respeito a algum tempo e trago à reflexão dos demais.
A primeira preocupação, dos profissionais nesta condição e os mais jovens, deve estar vinculada a manutenção do nível de renda, uma vez que sabemos que pela regra atual a Previdência Social oferece uma aposentadoria máxima de pouco mais de R$900,00(exceto alguns poucos privilegiados), sem contar que assistência médica tem condições precárias. Portanto, a sugestão deverá estar vinculada a um plano de aposentadoria privada, como o caso do FAPI recém criado, bem como um plano de saúde de cobertura adequada à nossa realidade durante a atividade laborativa.
Um exemplo de entidade voltada ao aproveitamento dos aposentados em condições de lucidez, poderíamos formar uma entidade como a espanhola ASE(Acciõn Social Empresarial), que ao lado do Círculo de Empresários e de outras entidades de classe, promoveu a formação da SECOT(Seniors Españoles para la Cooperación Técnica). A SECOT é uma sociedade civil espanhola independente e sem fins lucrativos. Seu objetivo é aconselhamento, no sentido mais amplo da palavra, às empresas e organizações públicas e privadas, nacionais e/ou estrangeiras, localizadas em regiões menos favorecidas da Espanha e América Latina, assim como nos países em desenvolvimento. Para tanto, deve haver preparação profissional para tal atividade, bem como as empresas deveriam dar oportunidades de aproveitamento do potencial e experiência de tais conselheiros seniors.
No intuito de preparar-se para tal atividade, é importante a proposta da chamada Universidade da Terceira Idade, destinada a pessoas maiores de 45 anos. Tais participações acadêmicas, apesar de não darem a prerrogativa dos graduados nos cursos normais, têm a finalidade principal de capacitar profissionais para a consultoria supracitada.
Para manutenção da vitalidade, há que se preparar, desde a juventude, no que se refere à saúde, uma vez que começamos a envelhecer desde o momento do nascimento. Desta forma, ao atingir a terceira idade e para poder continuar na ativa, necessário se faz que uma dieta mais saudável, desde a idade adulta afastando-se do fumo e do alcool, ao lado de um programa de ginásticas físicas e mentais são uma excelente forma de manutenção da vitalidade.
Sei que o homem não foi preparado para o fim da vida e/ou encarar a morte, a despeito de muitos programas televisivos e entidades de classe e médicas preocupando-se da chamada Terceira Idade, nem porisso devemos passar os últimos momentos desta vida na inatividade. Assim gostaria de deixar, dentre tantos ensinamentos deixados, as palavras do grande pensador argentino Carlos B.G.Pecotche(que viveu de 11/ago/1901 à 4/abr/1963)que em seu livro INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO LOGOSÓFICO-pag.233 trouxe"Nada pode ser mais negativo para o ser humano que entregar-se à inércia, porque esta vai lhe absorvendo vida; e vida que se perde é uma parte dela que se tem subtraído na vida que resta... Penso que todos amamos a vida, mas não pelo que a vida nos dá, senão por que nos foi entregue para que façamos dela o melhor dos usos. Amamos a vida porque nos vem de Deus, que é quem criou todas as coisas...Portanto, cuidem dessa vida em sua forma, conteúdo e espírito, e orientem constantemente seus pensamentos para aquelas direções onde pressintam que encontrarão algo que pertença Àquele que deu a vida".Já à página 289, deixou: "Agrada-me enormemente observar os que trabalham, os que se preocupam e manifestam uma constante e permanente boa disposição para encarar os problemas que, no caminhar, vão se apresentando e convidando a serem resolvidos".
Para aqueles que tiveram a sensibilidade tocada por estes fragmentos de ensinamentos, a Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, que tem sedes em várias cidades no Brasil e no Mundo, com endereço em S.Paulo à R.Cel Oscar Porto, 818-Paraíso-tel.(011)885-1476, promove mensalmente reuniões públicas, bem como possui o site para visitas dos internautas http://www.logosofia.org.br
S.Paulo, 1 de Abril de 1999
Adm.Luiz Roberto Nascimento
CRA-SP-57867- Pós Graduado em Finanças
Consultor Financeiro Autônomo
Trav.Aldo Della Maggiori, 80-tel.(011)203-3971
02415.115-S.Paulo-SP-cel.(011)9939-1208