QUALIDADE TOTAL: CAMINHO PARA SOBREVIVÊNCIA E COMPETITIVIDADE

Richard José Vasques

Esse é o título do vídeo que produzimos para a JONES VÍDEO no ano passado e que está sendo comercializado pela SEVEN VÍDEO (011) 267-0600. Acredito realmente que a qualidade é a solução para o Brasil, abrangendo todos os segmentos: saúde, educação, meio-ambiente, governos, empresas, pessoas, hospitais, hotéis, igrejas, agricultura, etc. Na maioria das vezes encaramos os problemas e tentamos resolvê-los de forma técnica e nos esquecemos que também existe o lado político das coisas. Fiz essa citação, por ser muito forte e servir de alegação para muitas pessoas de liderança na hora de se decidirem em prol de um projeto voltado para a qualidade em suas organizações. Alegam que não adianta fazer nada porque o governo não ajuda. Tenho a lhes dizer que temos a obrigação e o dever de fazermos a nossa parte e sermos melhores. Resultados são consequências de ações efetivas. Existe um ditado que diz o seguinte: "Para chegarmos a algum lugar precisamos de 1% de inspiração e 99% de transpiração". Traduzindo: é preciso agir. Outro ditado diz o seguinte: "Boas intenções não substituem a ação; a falha normalmente segue o caminho onde não existe persistência". Marva Collins diz: "O Sucesso não vem até você, vá até ele".

Minha intenção nessas citações iniciais é a seguinte: Não coloque a culpa nos outros, faça a sua parte, faça aquilo que está ao seu alcance. Experimente a gestão pela qualidade total. Procure conhecê-la, entender do que ela trata e qual deve ser o seu papel nessa forma de gestão. Gosto de definir qualidade total como sendo uma forma de gestão que começa com o comprometimento da alta direção da organização, atinge e requer a participação de todos os componentes da mesma, utiliza o conhecimento e o aprimoramento contínuo dos processos de trabalho, incentiva e aplica o trabalho em equipe, de forma a atender cada vez melhor e até exceder, aos anseios, exigências e expectativas dos clientes, observando sempre as ações da concorrência e do mercado. É preciso definir formas para executar cada uma dessas ações.

Ela o ajudará a vender melhor o seu produto. É preciso conhecer melhor o que é feito e o que ocorre em sua organização, e a qualidade total o ajudará nisso. O Dr. Deming disse que "não há substituto para o conhecimento".

A qualidade total está totalmente alinhada com os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), o qual foi instituído no Brasil em 1992 com base no Prêmio Americano da Qualidade (Malcolm Baldridge National Quality Award). São os seguintes os critérios do PNQ: Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no Cliente e no Mercado, Informação e Análise, Gestão das Pessoas, Gestão de Processos e Resultados.

Temos visto que a qualidade é realmente a solução para a sobrevivência e competitividade. Vou lhes dar dois exemplos recentes, um que ouvi e outro que li. O que eu ouvi partiu de um senhor de 72 anos de idade que possui uma empresa produtora e distribuidora de café no interior do Estado de São Paulo. Falando sobre a concorrência e penetração dos grandes grupos multinacionais nesse mercado, ele me disse que a sua única forma de competição com esses grupos fortíssimos é a qualidade. Em preço é impossível. A que eu li foi na Revista Exame de 24/3/99, dito pelo Sr. Carlos Salles, Presidente da Xerox, falando sobre as sérias dificuldades passadas por sua empresa no início da década de 80: "com um plano de qualidade foi possível mudar o rumo dos negócios". A qualidade é a solução. É preciso conhecê-la e praticá-la. Também é necessário estar disposto para o trabalho sério e intenso. Tenho aprendido que quanto mais estivermos ligados ao trabalho e aos seus desafios, teremos menos tempo de pensar em coisas negativas, insucessos e dificuldades.

Qualidade não quer dizer coisas fáceis. Está diretamente ligado à sua capacidade de visão; onde você pretende chegar como pessoa, profissional, empresário, dirigente, governante, etc.? Não se considere incapaz de utilizar os conceitos da qualidade total. Adote-os, aplique-os. Não se considere derrotado. O Sr. H.W. Arnold diz: "o pior falido do mundo é aquele que perdeu o seu entusiasmo". Nunca perca o seu entusiasmo. Pare um pouco, reflita sobre isso e mãos-à-obra. Faça como disse Winston Churchill: "Nunca, nunca, nunca desistir". Bom trabalho. 

Escrito por: Richard José Vasques, Senior Member e Certified Quality Engineer (CQE) pela American Society for Quality (ASQ-USA) desde 1988. Atua na área da qualidade desde 1983. É especialista atualizado a nível mundial em sistemas da qualidade (ISO 9000) e gestão pela qualidade total. Foi Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) em 1992 e 1998. Instrutor da Banca Examinadora do PNQ e Instrutor e Juiz do Prêmio da Qualidade da Agricultura (PQA) em 1998. Autor dos vídeos: "O Que é Qualidade Total", "Qualidade Total: Questão de Sobrevivência e Competitividade" e "Gestão pela Qualidade para o Aprimoramento de Sua Igreja". É Diretor da RJV CONSULTORIA EM QUALIDADE LTDA. em São Paulo, atuando em consultoria e treinamento em iSO 9000, Qualidade Total, Prêmio Nacional da Qualidade, Auditorias da Qualidade.

Telefax: (011) 5565-4840 e-mail: rjv@uol.com.br