A QUALIDADE TOTAL NO SER HUMANO

Vivemos um período de plena transformação. Isto é fato e não é nenhuma novidade. Porém, este processo de mudanças atinge a todos e em todos os lugares, alterando hábitos e costumes como nunca se viu. Como exemplo, hoje podemos nos comunicar com qualquer parte do planeta e brevemente até com outros planetas – assim que se descubra vida inteligente neles. Com a Internet podemos acessar informações instantaneamente sobre os mais variados temas: futebol, carnaval, política, culinária ou até como fazer uma bomba caseira. Diversos produtos, serviços e comodidades invadem nossas casas diariamente através dos meios de comunicação e sem pedir licença. Enfim, fomos pegos por essa onda de transformação conhecida como: GLOBALIZAÇÃO.

Diante dessas mudanças encontra-se o homem. Responsável direto por elas, mas ao mesmo tempo atônito a tudo que se passa, tentando entender e adaptar-se ao que está a seu redor: produtividade, melhoria contínua, qualidade de produtos e serviços, housekeeping, assertividade, desemprego e empregabilidade, interconectividade, entre outros.

A batalha da qualidade começou quando os japoneses lançaram sua guerra comercial contra a Europa e os Estados Unidos. Alguns consultores definem qualidade como o nível de excelência que a empresa escolheu alcançar para satisfazer à sua clientela-alvo.

Então, como sobreviver nesta era, neste mundo? Será preciso que hajam super-homens, super-heróis? Ou será que nós temos a força necessária para atingirmos a qualidade total no ser humano?

Aqui estão os 10 passos que considero essenciais para que possamos nos sobressair diante deste mundo moderno e atingirmos o que proponho como a qualidade total no ser humano:

  1. Tenha confiança em si mesmo. Este é o primeiro passo, pois a partir dele você conseguirá trilhar pela estrada do sucesso e da transformação, tirando seu melhor proveito. Portanto, cuide de sua auto-estima, valorize-se!
  2. Cuide de sua aparência e comunicação. Além de fazer bem a você, causará uma boa impressão aos demais.
  3. Seja bom ouvinte. Valorize o tempo que passa com as pessoas. Dê-lhes atenção, ouça o que dizem e também seus corações, pois assim estará entendendo melhor e julgando menos.
  4. Atualize-se constantemente. Vivemos a era da informação, portanto, busque a melhor forma de estar sempre atualizado com sua área de interesse, seja através de cursos, livros, viagens, grupos de amigos, etc.
  5. Dedique-se de coração, corpo e alma em um projeto, mas mantenha-se aberto para outros.
  6. Cada pessoa é diferente; cada uma tem uma personalidade única. Contudo, o tipo de pessoa que tende a nos perturbar é aquela que não é como nós. Aceite essa diversidade e aprenda a desfrutá-la.
  7. Esteja preparado para a mudança. Entender a realidade e estar pronto para quebrar os paradigmas é essencial para não deixar-se levar pela acomodação e pela rotina. Então, mexa-se!
  8. Desenvolva seu marketing pessoal e networking. As pessoas bem sucedidas sabem utilizar o marketing pessoal e o networking para alavancar seu crescimento profissional e pessoal. Como está o seu?
  9. Esteja feliz. Tenha prazer no que faz e faça com prazer.
  10. Este espaço é seu! Pense em algo que realmente o diferencia dos demais, o torna especial, que faz com que as pessoas lembrem-se de você, gostem de ficar ao seu lado. Junte esta característica/habilidade aos outros passos já apresentados e atinja o sucesso!

Viu como é fácil? Sucesso!

Rogerio Martins é Psicólogo, com Pós-Graduação em Recursos Humanos e diretor da Persona Consultoria & Eventos. persona@personaonline.com.br telefone (11) 6978 4354

Livros recomendados:
Competindo pelo futuro – Hamel e Prahalad
Ah, se eu soubesse – Richard Edler
A Revolução dos Campeões – Roberto Shinyashiki