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CRIATIVIDADE, ALAVANCA PARA O CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL

Por Lúcia G. Monteiro

 A questão da criatividade precisa ser melhor entendida. Não é sinônimo de inventar coisas desrespeitando normas e cada um fazendo o que der vontade. Não é coisa de quem não planeja e precisa improvisar para se sair das situações problemas. A criatividade precisa ser contextualizada tendo um olhar atento aos objetivos organizacionais.

O crescimento, a evolução das organizações só sairá do "quadrado", quando abrirmos espaço para o elemento chamado CRIATIVIDADE. É ela que alavanca as soluções superando medos e preconceitos, trazendo assim uma mudança qualitativa no ambiente organizacional.

A criatividade oxigena o cotidiano das pessoas trazendo um hábito saudável para o ambiente organizacional e sendo gradativamente transferido para outros contextos e outros ambientes.

Ser criativo não é negar o pensamento racional mas sim, partir dele para construir novas equações para os problemas e suas soluções.

É a criatividade que potencializa a inteligência inaugurando novas maneiras de pensar o mesmo e às vezes, velho problema.

Ser criativo é estar mais à vontade no mundo, mais rico de recursos pessoais. É estar mais vivo e motivado. É resgatar a auto-estima. É surpreender-se consigo próprio. É humanizar-se.

O mais interessante é que a criatividade dá permissão as pessoas para que se percebam criativas!

É possível desenvolver a habilidade de ser criativo e aprender a aprimorá-la havendo para isto algumas condições facilitadoras e desencadeadoras do processo:

-Rever nossas crenças sobre o que é criatividade e o quanto nos vemos como pessoa criativa

-Olhar as situações mais como desafios e sentir-se motivado para enfrentá-los.

-Perder o medo de ser ridículo e do julgamento dos outros

-Estimular a criatividade nos colegas de trabalho

-Quebrar padrões de comportamento disfuncionais com assertividade

-Sentir-se orgulhoso(a) e encontrar formas de reconhecer e gratificar os momentos criativos do dia-a-dia.

A criatividade revitaliza a empresa estimulando a ousadia das pessoas o que dá um salto qualitativo nos produtos e serviços, facilmente percebidos pelos clientes intenos e externos.

Lúcia G. monteiro é psicóloga pós-graduada pela FGV-RJ, MBA em Gestão Estratégica, diretora da VISÃO CONSULTORIA, com experiência em programas motivacionais e desenvolvimento do potencial criativo.

luciagmonteiro@oi.com.br